terça-feira, 17 de março de 2009

O mentiroso FH

Fernando Henrique Cardoso deu entrevista na Rede TV ao repórter Kennedy Alencar. Quase ao final, perguntado sobre sua visão de três personagens no cenário brasileiro, deu as seguintes declarações:


Gilmar Mendes: corajoso.

Protógenes: amalucado.

Daniel Dantas: “não conheço bem, mas dizem que é brilhante.




FH não conhece Daniel Dantas??? Não é o que diz gravação da Operação Satiagraha, interceptada legalmente e publicada em 15 de junho de 2008 por Bob Fernandes no Terra Magazine. Nela, Daniel Dantas relata uma reunião com Fernando Henrique e dirigentes do Citibank, que resultou na montagem do fundo CVC, sociedade entre Dantas e o Citi. Nas palavras de Dantas, FH achou muito interessante a proposta e o encaminhou ao BNDES.

FH é um velho e notório mentiroso.

Leia o comentário do Nassif. Obrigado ao nosso leitor Dener.

5 comentários:

Anônimo disse...

O Inglês de Yazige do FHC...

Olá Todos,
no Blog “O Biscoito Fino e a Massa” tem uma foto linda de Lula e Obama.
E tem esse Post que vale a pena ser lido:

LULA e OBAMA
terça-feira, 17 de março 2009

Oferece-se esta foto à pobre direita brasileira, que tanto falou acerca da política externa “anti-americana” de Lula, Celso Amorim e barbudos do Itamaraty:
Foto: White House / Pete Souza / Creative Commons.
Nesse intercâmbio de olhares e sorrisos entre um Obama que não fala português e um Lula que não fala inglês, comunicam-se muito mais Brasil e EUA, trocam muito mais profundamente esses dois países tão comparáveis e tão diferentes do que jamais foi capaz FHC e seu inglês de Yázige, seja com Clinton, seja, pior ainda, com Bush.
Foi sobretudo colonizada a política externa que impuseram FHC, Lafer e cia durante o tucanato. Se não chegou aos excessos das “relações carnais” de Menem, ela sem dúvida colocava o Brasil como um CSA, no máximo um Vitória-BA ou Goiás, quando nós sabemos que o Brasil é um Grêmio ou Corinthians.
Satélite dos EUA, sem tomar iniciativas Sul-Sul, o Brasil do tucanato ainda nos brindava aquele patético espetáculo: nosso presidente falando, com muitas limitações, a língua forânea de um chefe de estado estrangeiro em território nacional, sempre que o visitante era anglo-, franco- ou hispanofalante.
Eu morria de vergonha daquilo triplamente: como cidadão brasileiro, como sujeito político e como professor de línguas.

Anônimo disse...

Aprenda a ler, petista: FHC declarou que não conhece BEM Daniel Dantas, e não que não o conhece, ou que o desconhece completamente. Aliás, que Dantas e FHC se conhecem ou se conheceram está implícito na afirmação do próprio FHC. Portanto, ele não mentiu. Quem mente é você, por um misto ignorância e má-fé.

Jurandir Paulo disse...

Aprenda você antes a pensar, fascista. Um presidente não receberia um banqueiro para intermediar um grande negócio e o encaminharia ao BNDES sem o conhecer. Menos ainda daria o dinheiro de seu próprio instituto à administração desse banqueiro. FH não é burro, apenas um canalha e mentiroso. Já você não pensa, não pesquisa e nem ao menos lê este blog. Se, já teria percebido que não sou petista. A esquerda é maior do que permitem entender seus temores e neurônios. Leve sua má-fé para outro quintal. A sua ignorância, distribua no caminho.

Anônimo disse...

Não é impressionante? Você se arroga o direito de simplesmente ignorar o conteúdo do meu argumento, e me responde como se eu tivesse dito que FHC não conhece Daniel Dantas, e pior: como se o próprio FHC tivesse dito que não conhece Daniel Dantas! Mas seria mesmo constrangedor admitir que o seu 'post' imputa a FHC uma mentira que ele não disse. Muito mais fácil do que retificar-se é continuar a usar os fatos como pretexto para ofender o ex-presidente com a pecha "mentiroso", criando a aparência de que ele mentiu. Você confia sobretudo na irrelevância das suas acusações. Afinal, você não tem motivos para ser honesto consigo mesmo. Na sua boca, a pecha de "mentiroso" tem tanto significado quanto a pecha de "fascista". E não me obrigue a distinguir o seu pseudo-esquerdismo subjetivo do petismo real. Então você é daqueles que querem se isentar dos "erros de execução" - desde sempre o caminho mais cômodo para contornar uma auto-crítica teórica. Eu conheço a esquerda por dentro, e sei muito bem qual é o denominador comum que une o petismo institucional a essas seitas onde os dissidentes pedem refúgio. Pior do que o petismo, só mesmo o autêntico petismo. Até nunca mais.

Jurandir Paulo disse...

Ah, Anônimo, “nunca mais”? Logo agora que ia montar um esqueminha para você entender melhor... Bastava incluir a palavra BEM ao meu texto. Diria: “Um presidente não receberia um banqueiro para intermediar um grande negócio e o encaminharia ao BNDES sem o conhecer BEM”. Pronto, acho impossível que não entenda que FH mentiu. Mas, se mesmo assim não entender, e precisar ficar de prosa prolixa para me chamar de desonesto, só lamento. Vá reclamar com o Reinaldo Azevedo, diga que você foi maltratado por um blogueiro comuna, essa gente grossa e violenta, que almoça criancinhas e dá palmada em bumbum de fascistinhas.