sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Vai faltar tapete



Alan Greenspan, o homem que comandou o FED por 18 anos, foi ontem ao congresso americano prestar esclarecimentos sobre a crise. Ele, que sempre foi tratado como o sábio, o cientista, um dos maiores ideólogos do moderno liberalismo, desta vez teve que enfrentar o desconforto das explicações. Reconheceu que errou. Homem de números, disse que era equívoco da ordem de 40%. Pouco. Resultou em apenas alguns dígitos, 15 para ser exato, dos 668 trilhões de dólares do buraco no cassino.

Os principais jornais americanos amanheceram nesta sexta com destaque para o mea-culpa do homem que acreditava na auto-regulação do mercado, reconhecendo agora “uma falha no modelo que eu concebia como a estrutura crítica de funcionamento que define como o mundo funciona”. Mas os jornais brasileiros acharam coisa pouca, deixaram no máximo discretas chamadas na primeira página. Preferiram continuar sua sanha em provar ao seu eleitorado que este governo não consegue enfrentar o rombo do Greenspan, melhor eleger o José Serra em 2010 para nos salvar. Sim, dizem que a medida provisória tem o perigoso cheiro de estatização, coisa de comunista, e tome desqualificação, seria o Proer do Lula.

Mas tem um desafio grande para a mídia do Serra: como justificar que para o ralo foi exatamente a ideologia que seus editoriais tanto louvaram durante anos? Que o mito do estado mínimo virou mico? Que toda esta baboseira era ferrenhamente defendida pelos políticos de seu jardim?

Terão que varrer para debaixo do tapete um José Serra que estava alinhado exatamente às idéias de quem agora reconhece erro. Juntando com todo o fracasso da administração do Estado de S. Paulo, é mais lixo que tapete.

6 comentários:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Jurandir Paulo, gostaria de contar com seu apoio em divulgar o novíssimo vídeo: “SERRA E KASSAB, A MÁFIA PAULISTA”. Quem não vai gostar é os almofadinhas do "CANSEI" e os neuróticos jornalistas da Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Rede Globo, SBT, Rede Record, RedeTV, Correio Brasiliense, O Globo, Jornal do Brasil e O Dia. O endereço do Yuotube:
http://br.youtube.com/watch?v=tOQxrd5JiXc
Um grande abraço, Daniel – editor do blog Desabafo País (Brasil):
http://desabafopais.blogspot.com/
Filiado aos BLOGUEIROS DA MARTA

Obs: envie suas matérias para publicação no DESABAFO BRASIL.

Carlinhos Medeiros disse...

Jurandir, bom dia. Tenho uma sugestão: Uma foto do Kassab vestindo um quimono, na bodega, põe uma bolha: "Vou dá um ippon em vocês otários".
Vai ficar muito massa...
abs e boas eleições, colega proleta.

Anônimo disse...

jurandir:
viu o sarkozy prclamar o fim da ditadura do mercado e propor uma
estatização forte em toda a união européia?deve ter gente sem entender nada.
um abraço.
romério

Jurandir Paulo disse...

Carlinhos, é boa idéia, mas agora vou dar um tempo no Kassab. Não muito, é claro. Só para registrar: durante as eleições eu fiz alguns vídeos, viraram até polêmica pela internet. Tentei fazer um que me faltou tempo. Era um sonho do Serra. Ele tentava dormir, com protestos sendo ouvidos em sua janela, quando começa a sonhar com tucanos que vão fazendo coreografias pelos céus e depois com ele, Kassab e Gabeira. Broadway total. Mas não foi possível. Fica pra próxima.

Romério, vi e vai fazer parte de um post em breve onde tento juntar a crise do capitalismo com as eleições municipais. Acho que há uma boa reflexão neste ponto.

Carlinhos Medeiros disse...

Aliás, Jurandir e Romério, tenho um trecho do discurso do Sarkozy onde ele proclama o fim das esquerdas e suas tendências marxistas.

Jurandir Paulo disse...

Carlinhos, agradeceria conhecer este discurso. Com a crise, o embate ideológico aumenta.