quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Para que servem as bases dos EUA na Colômbia?

Alguém já deve ter perguntado: para os EUA, desejando atacar a Venezuela, não seria relativamente fácil pelo mar do Caribe? Para que sete bases na Colômbia?

Na Folha, de 2/11/2009, quem sabe outra explicação:

Chávez é motivo para ter base na Colômbia, afirma Pentágono

Ao assinar o acordo militar com a Colômbia e garantir o uso da base área de Palanquero, no centro do país, o governo dos EUA considera ter aproveitado uma “oportunidade única” de obter “acesso e presença regional a custo mínimo” numa área sob ameaças constantes, entre elas as vindas de “governos antiamericanos” como o do venezuelano Hugo Chávez.
(...)
O documento do Pentágono submetido ao Congresso diz que Palanquero é “inquestionavelmente” o melhor lugar “para conduzir um completo espectro de operações pela América do Sul” – a importância da base já havia aparecido em documento da Força Aérea, que a inclui no esquema global de rotas para transporte estratégico global de carga e pessoal.

No grifo meu, o que seriam “rotas para transporte estratégico global de carga e pessoal”? O que me lembro do governo americano fazendo de transporte estratégico aparece no vídeo abaixo:



Partindo da Colômbia, podemos imaginar o que seria.

obs: peguei uma carona em post no Hermenauta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora o Panama anuncia que mais 4 bases americanas serão instaladas por lá.
No Chile os americanos mantem convenio de treinamento da força aerea daquele país.
Depois vem o Peru e aí eles - americanos - passam a ter um poder de fogo imenso e de mobilização na América do Sul que não justifica,exceto, Chaves e o Brasil.
Inocentes brasileiros ainda louvam e admiram os americanos,enquanto,eles afiam as garras.

Anônimo disse...

poe o caetano ai no titulo do blog.
mais um canalha