Como funciona a concentração da mídia no Brasil? Ótimo vídeo produzido pela Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, mostra com muita arte. Direção de Pedro Ekman.
Intervozes - Levante sua voz from Pedro Ekman on Vimeo.
Como funciona a concentração da mídia no Brasil? Ótimo vídeo produzido pela Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, mostra com muita arte. Direção de Pedro Ekman.
Intervozes - Levante sua voz from Pedro Ekman on Vimeo.
Postado por Jurandir Paulo às 13:28
Marcadores: direito à comunicação
3 comentários:
Jurandir,
Desculpe-me discordar, mas acho que o início deste video deveria ser alterado.
Primeiro a ilustração de uma baleia Orca "má" comendo uma coitadinha de uma foca.
Depois outra de um guepardo "mau" correndo atrás pra comer o coitadinho do veado.
Só faltou uma alfacinha gritando de dor ao ser mordida.
Então para ilustrar a escrotidão de uma Globo a comparamos à natureza ? Assim eles continuarão mandando e se entenderá porquê.
Não consegui ver até o final por causa desse início ridículo.
... dá licença ! A idéia pode ser nobre mas a cabeça dos realizadores tem falhas de senso de noção. Acho até que adquiridas nas universidades de comunicações e publicidades brasileiras deturpadas pelo próprio PIG.
Nelson, concordo. Foi algo que também me incomodou. Tenho asco dos que defendem a ordem do capitalismo com os argumentos de que o mundo é naturalmente “dominado” pelos mais fortes. Falácia das boas, para justificar a cruel distorção entre a riqueza e a pobreza. Mas, tirando essa pisada na bola, talvez, como você diz, adquirida em deturpadas universidades onde a História não é matéria levada à sério, o resto do filme é ótimo, com excelentes reflexões sobre a concentração da mídia. Vale a pena ver até o final.
ei... esse filme é do mesmo cara que fez ILHA DAS FLORES?
Essa discussão sobre liberdade "com direitos", ou seja, liberdade com a segurança de que não se será dominado por um "tubarão", é um enfoque republicano da liberdade.
Infelizmente, o republicanismo está em baixa nos dia atuais, enquanto a ideologia liberal é hegemônica.
A liberdade dos liberais é a liberdade "de fato", sem garantias. Ou seja, se você é um escravo mas seu dono não intervem na sua vida, você é livre (na ótica liberal). Um tremendo absurdo.
Mas isso explica pq nossa Mídia, que é liberalóide de carteirinha, ama de paixão a ditadura militar. Pq, muito embora direitos não fossem garantidos, os direitos das famílias proprietárias da Mídia o eram, ou seja, não eram livres por direito mas o eram de fato.
Essa é a merda de concepção liberal que ainda é dominante no Brasil.
O republicanismo considera liberdade como a não-dominação. Neste aspecto, a Lei é garantidora da liberdade.
Mew..... Muito bom esse vídeo!!!
O cara é muito didático!
Realmente, é o mesmo que fez o premiadíssimo Ilha das Flores.
Postar um comentário