quinta-feira, 15 de maio de 2008

Agora, jornalistas são todos mauricinhos

Imperdível a entrevista de Paulo Henrique Amorim no site Vermelho:


"Você não vê mais um jornalista pobre. Você não vê mais um jornalista de origem humilde. São todos mauricinhos, bonitinhos, cheirosinhos, que querem trabalhar para banco. Nenhum deles tem compromisso com a sociedade. Nenhum deles sabe para que serve ser jornalista numa sociedade democrática.

E para que serve ser jornalista? Para você oferecer uma opinião isenta para que o leitor, espectador ou ouvinte possa decidir, com seus valores, o que quer fazer da vida. Esse valor se perdeu completamente. Nenhum jornalista brasileiro sabe para que serve o jornalismo. É o mesmo que entregar o bisturi a um médico que não sabe para que isso serve. Ele vai pensar que é para fazer as unhas."


Leia aqui e aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Enviado por: alex severianniComentar | Fechar [ x ] NOTA ROXA, DE VERGONHA

O titulo acima e o começo do editorial do jornal AGORA SP, do grupo Folha, são contundentes:

“O aluno que vem com 4 no boletim tirou nota vermelha. Se a nota é 2, de tão vermelha ficou roxa.

Já quando uma rede inteira tira nota 1,4, todo mundo que tem responsabilidade na educação, a começar das autoridades, deveria fica roxo. De vergonha.

Essa foi a nota, dada pela Secretaria Estadual da Educação, ao desempenho da sua rede de ensino médio: 1,41, numa escala que vai até 10.

O índice foi obtido com base nas notas do Saresp -provas aplicadas nos estudantes da rede- e na taxa de aprovação dos alunos. Chama-se Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de SP).

O Idesp da 8ª série do ensino fundamental foi 2,54. O da 4ª série chegou a 3,23. Ou seja, a qualidade da educação é sofrível em todas as etapas, mas piora nas séries mais altas e fica próxima de zero no fim do ensino médio.(…)”

Reproduzi acima a primeira parte do editorial do jornal AGORA. É a que constata os resultados do Idesp. Com clareza o editorial diz que as autoridades deveriam ficar “roxas, de vergonha”.

Vocês não pensam que Alckmin, Serra e FHC devem explicações ao povo e a juventude de SP?

A Mídia não deveria entrevistá-los só para falar de educação e explicar o que foi errado? onde eles erraram?

Não se pode passar sob silêncio esse verdadeiro genocídio educacional da juventude no Estado. Não estamos falando de tapioca...

integra no BLOG do FAVRE
16/05/2008 13:04

Anônimo disse...

Cid desencanta,

Jurandas, prá falar a verdade, a cada dia que passa gosto menos do PHA...
O defendi em inúmeros espaços onde ele era constantemente atacado pelos filhotes da dita, entre eles o OI, Carta Maior, nassif e até no famoso marronzinho...
Hoje penso duas vezes em fazê-lo. Sabes por que? Minha intuição diz para me afastar de "simplistas e generalistas". No trecho postado por ti, o qual já havia lido no Vermelho, o PHA demonstra falta de caráter e de compromisso com a verdade, pois temos SIM muitos JORNALISTAS que sabem perfeitamente pra que serve o Jornalismo! Não citarei nomes, embora os tenha. Eu perguntaria a ti, Jurandir, se achas correto jogar uma classe inteira num mesmo saco, dizendo "...são todos mauricinhos...NENHUM sabe pra que serve..."? Como assim "todos, nenhum", hein PHA?

Além disso ele desrespeitou levianamente centenas de jornalistas, sejam eles recém-formados, formandos, desempregados, não-membros do pig, etc, pelo simples fato de que, num universo de milhares de profissionais dessa categoria, é mais do que certo haver uma grande parte de não ricos, não mauricinhos, não bonitinhos, e outros tantos que têm consciência do significado da profissão que escolheram.

*Fora isso, o PHA tb me parece suspeito com sua cruzada contra o daniel/broi. Há poucos dias eu contei: dos 12 artigos/notícias estampados no Conversa Afiada, 09 abordavam raivosamente o tema, descendo a lenha nos citados, em quem supostamente teria tido(ou tem) relações com estes.

"Quando a esmola é demais, o santo desconfia"