quarta-feira, 22 de agosto de 2007

A mídia vexada ataca

A grande mídia monopolista e golpista acaba de escolher um novo inimigo: a internet. Mais especificamente, os blogs e sites de política. Não é só o Estadão que cutuca ao divulgar campanha ridicularizando os blogueiros. Na edição do último domingo, dia 19, o Globo dedica duas páginas para tentar desmoralizar a informação que não esteja carimbada com seu aval. Com o título “Mundo virtual se torna ‘editora’ de falsos textos”, o jornal destila obviedades sobre notórios textos apócrifos divulgados pela internet para só no final mostrar qual seu verdadeiro objetivo, e com quem efetivamente estão preocupados.

O jornal foi buscar o “confiável” cientista social Bernardo Sorj, da UFRJ, com a tarefa de dizer exatamente aquilo que os barões desejavam. Para o acadêmico, a internet tem tido um efeito quase nulo como ferramenta de transformação social, apenas se limitando a reproduzir a rotina da vida política brasileira, que se caracteriza “pela procura da desmoralização do inimigo, pelo escândalo constante e pela falta de visão político-programática mais séria”. Será mesmo que ele fala da internet? E vai mais além, abrindo o jogo, ao afirmar que ao dar a chance do usuário escolher o conteúdo, as informações políticas ficariam restritas a grupos auto-referidos. “Os sites e blogs reforçam as crenças em que as pessoas já acreditam”, diz.

Pois, então, o recado é esse: fiquem com o monopólio da mídia e não tentem se engraçar na busca de informação, menos ainda em produzi-la ou divulgá-la. A verdade pertence apenas aos escolhidos senhores donos de jornais e concessões de TV ganhas em favores escusos. Somente eles têm o privilégio de reforçar as mesmas crenças, de desmoralizar impiedosamente seus inimigos e de fabricar escândalos constantes para impedir que a sociedade tenha uma correta visão política.

Algo me diz que há muita preocupação no reino da desinformação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Jurandir, não sabia desta matéria sebosa da globo. Veja como é importante a blogosfera. Saio bem informado e com a impressão do blogueiro. Supimpa!