terça-feira, 28 de abril de 2009

Receita de uma literal reporcagem*

A manchete do Globo de hoje é alarmante:

Gripe se alastra no mundo e Brasil mostra despreparo.

Corram, escondam-se. Nas páginas internas, um esforço de reporcagem para demonstrar o “despreparo” de nossas autoridades. O jornal destacou quatro de seus repórteres para o aeroporto Tom Jobim, lá poderiam comprovar a manchete já pronta. Diz o título na página 25:
No Brasil, falta de informação nos aeroportos.

Um tanto diferente da primeira página. Entrevistaram passageiros que chegavam, como o cantor Robson Coccaro, sim, ele, que aflito voltava do México:
— Pensei que fosse chegar aqui e passar por um interrogatório de agentes sanitários.

E segue a reporcagem.
Somente à tarde, por volta das 13h, os passageiros que desembarcavam no Rio ouviam pelo sistema de som as recomendações da Anvisa.

Quer dizer, a falta de informação durou apenas a manhã, mas o jornal não ficou satisfeito:
O locutor repetiu o alerta durante toda a tarde, mas somente em português.

Claro, faltou versão em inglês, espanhol, mandarim e francês, a língua oficial de FH. Segue a pocilga:
Em São Paulo, somente ontem a Anvisa começou uma operação nos aeroportos para orientar passageiros.

Como então existe falta de informação nos aeroportos? Poderiam dizer que no Rio não havia. Como sustentar o despreparo do Brasil dito na manchete? Justifica o texto:
Mesmo assim, um folheto distribuído pela manhã com explicações sobre a doença estava escrito apenas em português.

Pronto, o Globo acaba de descobrir o maior problema do governo: a falta de tradutores. Ô Lula, empresta o ótimo Sérgio Xavier Ferreira, o cara que coloca você em papo com o Obama!

E segue a preocupação do jornal. Segundo ele, alguns passageiros tomaram iniciativa própria e chegaram ao país com máscaras, como a brasileira Fernanda Meneses, que fugiu com sua família da Cidade do México com medo da gripe. Nossa, logo para o Brasil, que o Globo diz estar tão despreparado!

Segue o longo texto reporcalhado:
O governo brasileiro anunciou ontem uma série de medidas preventivas contra a gripe suína, que ainda não teve nenhum caso confirmado no país.

Como assim? E o despreparo que está na manchete? Será que apenas os tradutores do governo serão os culpados de tudo? E seguem explicando as medidas adotadas, com a inspeção de aviões a procura de suspeitos da doença, o monitoramento de 11 pessoas que chegaram recentemente das áreas afetadas com sintomas de gripe. Mas isso tudo está no pé da reporcagem, parece que cortaram e colaram errado, uma coisa não combina com a outra. Onde está o despreparo do governo?

Para não decepcionar seus leitores, o Globo fez questão de ao final do texto registrar que o presidente Lula acalmou a população ao mesmo tempo que fazia o sinal da cruz.

Por que será que os jornais estão acabando?

* Reporcagem é o ótimo termo criado pelo Blog do Mello para explicar o atual jornalismo do PIG (Partido da Imprensa Golpista). Perfeito para o que estão fazendo com a gripe suína.

7 comentários:

Anônimo disse...

A BOCA LIVRE AÉREA DO SENADOR HERÁCLITO

28/04/2009 - 12:58 - Blog Nassif

Por Paulo Henrique
caro jornalista,

Eu sou piauiense e uma das minhas grandes revoltas e que, a midia local, a exemplo da nacional, costuma blindar alguns politicos canalhas. Um exemplo disso é esse senador Heraclito Fortes. Todos os anos ela faz uma “confraternização com a imprensa” e sorteia entre os “JORNALISTAS”, vários brindes. Até aí tudo bem, o problema e que ele sorteia PASSAGENS AÉREAS, inclusive para a EUROPA.

Quando começou a pipocar esse escandalo das passagens aéreas, eu fiquei feliz. Pensei, agora vão pegar esse salafra. Na própria revista(lixo) Veja aparece uma charge dele e a frase: “se forem atrás das passagens, nem JORNALISTA escapa”. Eu pensei que fosse uma confissão, mas pelo visto foi uma ameaça. Simplesmente não vi uma linha sobre a distribuição de passagens aereas que o nobre senador faz todo ano.

Mas que um desabafo, caro jornalista, estou escrevendo na esperança que você possa aprofunda mais esse tema, pois é mais uma mostra da relação promiscua entre a “midia” e “políticos”. Para o senhor verificar como essa pratica é antiga, basta ir no GOOGLE e usar as palavras sorteio, café da manhã, confraternização e senador heraclito fortes. Vários colunistas locais são agraciados com os brindes e até o jornalista Paulo Markun (em 2005) citou essa farra.

Para finalizar, gostaria de agradecer por me brindar com temas relevantes sobre mídia e economia, seu sitio e espaço acessado várias vezes por dia e sempre acompanho suas materias. Obrigado por tudo

Do Terra
Obelix do Piauí e sua escada magirus
Sexta, 30 de dezembro de 2005, 15h27

Paulo Markun - Colunista do Jornal do Terra

Pois nesta sexta-feira, Heráclito Fortes reuniu a imprensa de Teresina para um encontro de fim de ano. Os jornalistas que compareceram ganharam do senador uma agenda eletrônica. No final, ainda foram sorteados brindes como uma passagem para Lisboa, Portugal, ganha pelo cinegrafista Mardone Valcacer. Na festinha, o senador apresentou sua nova conquista, a escada magirus para Teresina.

Kelly disse...

agora tem uma chamada na capa d´ O Globo on line "Em SP, corrida desnecessária por remédios contra gripe"... ué. Eles disseminam o pânico e querem que reação da população???

Anônimo disse...

ACREDITEM, A NOTÍCIA ESTÁ LÁ, MANCHETADA NO PORTAL G1

GLOBO OMITE FICHA DE VIGARISTA EM NOTÍCIA CONTRA JOAQUIM BARBOSA

Prezado Paulo Henrique Amorim: dê uma olhadinha nisso aqui

Para o portal G1, ele é um “empresário do ramo de tecnologia”. Na verdade, trata-se de um dos maiores estelionatários do país

Neste exato momento, esta é uma das manchetes de capa do portal das Organizações Globo:

“BATE-BOCA NO STF - Empresário pede ao CNJ punição a Joaquim Barbosa”

Ao clicar aqui, você lerá que “um empresário paulista protocolou nesta terça-feira (28), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma representação contra o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo foi a discussão travada na última quarta (22) entre Barbosa e o presidente da Corte, Gilmar Mendes”.
A “notícia” dá o nome completo desse grande brasileiro: Luiz Eduardo Auricchio Bottura. Diz o texto : “Nos últimos meses, Eduardo Bottura ganhou destaque por entrar com dezenas de representações contra desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ele acusa alguns magistrados do estado de tomaram decisões conforme o grau de relação com os advogados envolvidos nas causas. “Eu sou um patriota. Se vejo algo errado, em especial, que me ofende, pratico democracia”, explicou.”
O que o brilhante jornalismo do maior grupo de comunicação do país não quis informar é que esse exemplar cidadão possui mais de 900 processos judiciais tramitando contra ele, por crimes como estelionato, contra a honra, extorsão, uso de documento falso, coação, denúncia caluniosa e falsidade ideológica.
Quis, porém, o destino que o Blog Cloaca News encontrasse tal informação no insuspeito portal da TV Morena, membro da Rede Matogrossense de Televisão (RMT), uma das afiliadas da Rede Globo. Clique aqui para ler.
Em respeito aos nossos leitores, vamos nos abster de comentar essa maravilha. Mas, você pode meter bronca à vontade.

/ política / STF
CELULAR RSS
O Portal de Notcias da Globo

28/04/09 - 17h29 - Atualizado em 28/04/09 - 18h10

Empresário pede ao CNJ punição a Joaquim Barbosa por críticas a Mendes
Luiz Eduardo Bottura pede afastamento de 30 dias para o ministro.
'Isso não envolve apenas dois ministros, mas a imagem do país', disse.

Diego Abreu Do G1, em Brasília

|REDE|BLOGO| disse...

NÃO É ATOA QUE O ABUNDACANALHA ESTA NA |REDE|BLOGO|.

:-)

Anônimo disse...

RBS NO BANCO DOS RÉUS

Recebo nota da jornalista de Santa Catarina, Elaine Tavares:

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina realizou no dia 28 de abril de 2009 uma discussão histórica, colocando no banco dos réus o oligopólio da Rede Brasil Sul, a RBS. Mas, esta proposta de transformar a maior rede de comunicação do Sul do País em ré comum não foi privilégio da direção do sindicato, portanto a ela não se pode reputar nenhuma intenção ideológica.

O responsável por esta façanha é o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em Santa Catarina, Celso Antônio Tres, que apresentou uma ação civil pública ao Ministério Público Federal contra a empresa dos Sirotski, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a União.

Baseado exclusivamente na letra fria da lei, o procurador apela para a tutela dos direitos de informação e expressão do cidadão, a pluralidade, que é premissa básica do Estado democrático de direito. Com base nisso ele denuncia e exige providências contra o oligopólio da mídia sustentado pela RBS no Estado de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Segundo Tres, é comprovada documentalmente a posse de 18 emissoras de televisão aberta, duas emissoras por cabo, oito jornais diários, 26 emissoras de rádio, dois portais na internet, uma editora e uma gravadora.

Ele lembra ainda que o faturamento do grupo em 2006 chegou a 825 milhões de reais, com um lucro líquido de 93 milhões, tudo isso baseado no domínio da mente das populações do Sul que atualmente não tem possibilidade de receber uma informação plural. Praticamente tudo o que se vê, ouve ou lê nos dois Estados do Sul vem da RBS.

Sobre isso a lei é muito clara. Desde 1967, é proibido um empresa ter mais que duas emissoras de TV por Estado. A RBS tem mais de uma dezena. A Constituição de 1988 determina que a comunicação não pode ser objeto de oligopólio. Pois em Santa Catarina é. Segundo Celso Tres, na formação acionária das empresas existem “mais de 300 Sirotski”, portanto, não há como negar que esta família controla as empresas como quis fazer crer o Ministério das Comunicações, também réu na ação. “Eles alegaram que a RBS não existe, é um nome de fantasia para empresas de vários donos. Ora, isso é mentira. Os donos são os mesmos: os Sirotski”.

FONTE:
http://diariogauche.blogspot.com/2009/04/o-oligopolio-ilegal-da-informacao-no.html

Anônimo disse...

Ria dessa, pois vale.

Ria e repasse ...

Inté,
Murilo








Certa vez quatro meninos foram ao campo e, por 100 reais, compraram o burro de um velho camponês.

O homem combinou entregar-lhes o animal no dia seguinte.

Mas quando eles voltaram para levar o burro, o camponês lhes disse:

- Sinto muito, amigos, mas tenho uma má notícia. O burro morreu.
- Então devolva-nos o dinheiro!
- Não posso, já o gastei todo.
- Então, de qualquer forma, queremos o burro.
- E para que o querem? O que vão fazer com ele?
- Nós vamos rifá-lo.
- Estão loucos? Como vão rifar um burro morto?
- Obviamente, não vamos dizer a ninguém que ele está morto.

Um mês depois, o camponês se encontrou novamente com os quatro garotos e lhes perguntou:

- E então, o que aconteceu com o burro?
- Como lhe dissemos, o rifamos. Vendemos 500 números a 2 reais cada um e arrecadamos 1.000 reais.
- E ninguém se queixou?
- Só o ganhador. Porém lhe devolvemos os 2 reais e ficou tudo resolvido.

Os quatro meninos cresceram e fundaram um banco chamado Opportunity, um outro Banco chamado Marka, uma igreja chamada Universal e o último tornou-se Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Inté,
Murilo

Mosco 1 disse...

Peraí, Sr. O Globo só está testando hipóteses - o novo e revolucionário estilo de jornalismo!