segunda-feira, 4 de maio de 2009

Jornalistas, verdades e mentiras

O DJ colunista do Globo cita Gay Talese para dizer que jornalistas e jornais são os maiores interessados na verdade. “Porque no prédio de qualquer redação de um jornal respeitável, a qualquer momento, há menos mentirosos por metro quadrado do que em qualquer outro prédio”, diz o jornalista e escritor americano, segundo o amante de jazz.

Não é o que acontece no prédio do jornal O Globo. Na manchete do último domingo sobre o bolsa família, o que percebi foi uma tosca tentativa de se reinventar a verdade, em clara contradição ao que foi apurado pela própria reportagem em vários depoimentos de beneficiários do projeto social do governo, uma teimosia em mudar a realidade.

A reportagem apura números que demonstram o tamanho da coisa: 29% da população do país é atendida, 50% em 6 estados do nordeste, alguns municípios chegam a quase totalidade de sua população, como é o caso da cidade de Junco, no Maranhão, com 95,7% de beneficiários em seus 4.101 moradores. O tom dado é a defesa da tese do jornal (e da oposição ao governo Lula) em reconhecer a amplitude do projeto, mas o chamando de populista, com interesse eleitoral, ressaltando a sua ineficiência em dar alternativa de saída da pobreza para essa população, dependente do benefício.

Para justificar, alguns depoimentos soam patéticos. O prefeito Arcênio Almeida Gonçalves Neto (PRB), de Canudos, presenteia o jornal com título em destaque. Para ele, o projeto deixa as pessoas preguiçosas, criando um problema para arrumar quem queira fazer trabalhos domésticos. Quer dizer, os que empregam domésticos terão que pagar melhor, este é o problema. A mesma linha é adotada em outros títulos, que sugerem a dependência e a falta de esperança, mas logo desmentida abaixo, nos depoimentos. Diz Elenice Maria Carvalho, com quatro filhos, beneficiária em São Luiz: “Compro tudo em comida, e a gente consegue comer durante todo o mês. O bolsa família nos permite pensar mais na vida, em ir atrás de emprego e fazer alguns serviços quando pintam. Antes, passávamos o tempo todo pensando no que comer".

A tentativa de provar que o projeto não consegue dar solução chega ao ponto de inquirir a coordenadora do projeto em Recife por números dos que já saíram da dependência. O projeto é recente, um dado que está em todos os depoimentos, sem exceção, é que as famílias ouvidas têm seus filhos na escola, determinação para o benefício, que exige freqüência de 85% e de 75% para cursos de ações socioeducativas para os maiores de 16 anos. Mesmo assim, o Globo desdenha, desqualificando pelo fato da demanda destes cursos ser superior a oferta.

É muita tentativa de falsear com a verdade, em projeto simples, de cunho liberal, onde não deveria haver dúvidas sobre sua necessidade, que tem impactos profundos para milhões de brasileiros. Mas, é bombardeado pela mesquinharia dos interesses eleitorais dos que desejam voltar ao poder, e de quem o Globo é porta-voz.

Fico com o mesmo Gay Talese, sobre os mesmos jornalistas, em entrevista de outubro de 2007:

Em primeiro lugar, penso que muitos jornalistas são bastante preguiçosos. Preguiçosos e gostam que alguém os alimente com colheradas de informação na boca, como no caso das armas de destruição de massa em 2003... Você têm os que conseguem empacotar a notícia, com uma certa linha de reportagem, um cenário, mas são, tal qual Mailer disse certa vez sobre a imprensa, uns burros. Você tem que alimentar o burro. E o burro todo o dia quer comer. Assim, (os interesses especiais) lançam a informação para este animal maldito que come tudo. Latas vazias, lixo.

Gay Talese

8 comentários:

Anônimo disse...

José Serra: gripe suína é transmitida só quando os porquinhos espirram

http://www.youtube.com/watch?v=e5rPIG2lpYQ&feature=player_embedded


Eleitores do tucano José Serra enviaram emails a esse blog duvidando que o governador tucano tenha dito a pérola "A gripe suína é transmitida dos porquinhos para as pessoas só quando eles espirram ou quando se chega perto do nariz do porco"

Para que não paire dúvidas, assista o vídeo da Uol. Acredite se quiser, poid quem disse foi nada mais nada menos do que o ex-ministro da saúde do Fernando Henrique Cardoso.

Conta a Folha de S.Paulo o seguinte: Em Ribeirão Preto, o governador de São Paulo, José Serra, disse ter sido informado sobre a doença [gripe suína]: “Ela é transmitida dos porquinhos para as pessoas só quando eles espirram", afirmou. "Portanto, a providência elementar é não ficar perto de porquinho algum.” . Está aqui o link da Folha http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2804200903.htm

Mas se você ainda não acreditar e for igual ao profeta Tomé, vá no no G1 http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1099905-5605,00-SERRA+DIZ+QUE+CASOS+SUSPEITOS+EM+SP+NAO+SAO+DE+GRIPE+SUINA.htmlda da Globo. Lá também tem.

Vendedor de Bananas disse...

Caro Jurandir,

Mandei uma mensagem para você no twitter, mas não sei se você recebeu. Estou tentando divulgar um ato que acontecerá simultâneamente em São Paulo e Brasília (por enquanto...) Chama-se "por uma nova luz no judiciário", vamos levar velas para a Paulista.
Tem mais informação no meu blog http://vendedordebananas.blogspot.com e no
http://www.saiagilmar.blogspot.com/
o Bodega Cultural já está ajudando na divulgação:
http://www.bodegacultural.com/2009/05/gilmar-dantas-saia-as-ruas-e-nao-volte.html
abraço
Vendedor de Banaas

Jurandir Paulo disse...

Vendedor, ainda sou um neófito no twitter, lá não vi a mensagem. Quero ajudar essa divulgação.

Anônimo disse...

Sr. Abunda,
Voce já viu lá,hoje, no Blog do DJ a " matéria " sobre hipocrisia? Que primor, ela sim, de hipocrisia?
Essa gente não toma jeito mesmo, nem na porrada.
Por favor vai lá e comente. Aguardo ansioso.
Abraços,
Geraldo

Remindo disse...

Em jornalismo não existe verdade, existem versões.

Leandro Fortes disse...

Sensacional o seu blog. Dá um pulo no meu.
http://brasiliaeuvi.zip.net

abs

Jurandir Paulo disse...

Leandro, obrigado pela presença e o elogio. Já estive em seu blog, até deixei mensagem de parabéns pelo retorno, e seu link já está aqui presente. A blogosfera tem agora o reforço de um dos melhores repórteres da atual geração. Um forte abraço.

Anônimo disse...

Sr.Abunda,
Hoje de novo o DJ já cometeu 3 "COMENTÁRIOS" envolvendo Lula e o PT, é mole?
Voce já viu? Não vai comentar?
Geraldo Vida