terça-feira, 9 de dezembro de 2008

As gracinhas de Serra

O que seria da oposição sem a bela ajuda da mídia? Na Folha de hoje há um claro exemplo de como a desinformação é usada para confundir e ajudar o grupo que está com saudades do butim:


REAÇÃO

Partidos de oposição dizem que PT é culpado pela crise econômica

Os presidentes do PSDB, DEM e PPS criticaram ontem a cúpula do PT, que culpou a oposição pela crise. Em nota, Rodrigo Maia (DEM), Sérgio Guerra (PSDB) e Roberto Freire (PPS) disseram que a culpa pela atual situação é do PT, que se mostra incapaz de apresentar um programa contra a crise. O governador José Serra (SP) foi irônico: "O PSDB saiu do governo em 2002. Então tem um poder extraordinário".


Como a maioria dos leitores de um jornal não acompanha as notícias todos os dias, fica fácil manipular para que entendam algo diferente. Quem leu hoje a nota vai achar que há uma discussão sobre gestão. E é este o objetivo da oposição, a de responsabilizar o atual governo por qualquer efeito da crise. Mas o que disse a cúpula do PT, que motivou esta reação e que a Folha não reproduz?

Em seminário no domingo, o secretário nacional de comunicação do PT, Gleber Nalme, disse:

“A crise tem pai e mãe. Ela é uma crise do modelo neoliberal, daqueles que no Brasil defenderam as idéias de desregulamentação do Estado, ou seja, o PSDB e o DEM. E esse debate o PT vai fazer. Os neoliberais perderam”.

Certíssimo. Isso se chama discussão política. A atual crise representa o fim de um modelo, repetido e reproduzido em quantidade pela mídia ao longo de muitos anos. Perderam. A vai ser muito difícil juntarem os pedaços de seus velhos discursos para emendar um novo. Daí, vem um José Serra fazer gracinha como se não tivesse entendido a questão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Alguém já não fez uma previsão de que o PT e Lula seriam culpados pela crise mundial?
Bom profeta esse.

Abobrinhas Psicodélicas disse...

O que será que o Rhomer Simpson da Paulicéia dirá sobre o crescimento de 6,8 % do PIB no terceiro trimestre? Ou sobre a afirmação da OCDE de que o Brasil vai ser o país menos afetado pela crise?

Abraços.

Anônimo disse...

O (des)governo PTralha só é responsavel pela bonança. Pela crise, os responsáveis são os outros (FHC, DEM, PSDB, 'Jorgibuxi', 'osamericano'. É muita asneira

Christian disse...

Uaaaaaaaaaaaaaiiii mas e eu aqui sendo informado pelo PiG que a bonança era (é) fruto do governo FHC uaaaaaaaaaaaaaaaiii!

Na hora que tá bão, todas as glórias ao Príncipe.

Na hora que a coisa fede, não fomos nós!

"Privatizar os lucros, socializar os prejuízos" é isso aí... com o alerta que essa "socialização" é só pela sociedade. O andar de cima, insociável, faz de conta que é dono da boca livre e barra os penetras, donos de fato da festa!