quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A mentira sobre a destruição de imagens


A última tentativa de manter o assunto Lina-Dilma na mídia passa pela tese da oposição de que a presença de Lina Vieira no Planalto foi filmada, e o material destruído. O obediente cartel da mídia segue atrás, como advogados da promotoria, tentando provar o delito. Para esta patetice até Elio Gaspari foi convocado, e deu seus pitacos em último artigo, na quarta-feira, dia 26, em vários jornais:

O GSI tem dezenas de câmeras espalhadas pelo Planalto. Supondo-se que elas sejam acionadas ao detectar movimentos e gravem 15 quadros por segundo, sua memória, comprimida, armazena 156 gigabytes por mês, ou 1,8 terabyte por ano.


O jornalista é peremptório em seus cálculos, e segue em devaneio para explicar que o custo de um HD hoje é baixíssimo, investimento que o governo não fez por incompetência ou está mentindo sobre o seu sistema. Deveria ouvir um melhor especialista. Existe no Brasil o Guia do Circuito Fechado de Televisão, onde estão reunidos os que fabricam estes equipamentos e os usam. Seu fórum tem respostas mais precisas para a elucubração do jornalista. Lá, um comerciante pergunta sobre o tamanho do HD para seu sistema. O usuário Yogi dá uma resposta bastante técnica:

Vejamos um cálculo aproximado com apenas uma câmera como este que tenho no salão comercial:
-mini camera Topway 420L color ccd Day/Night

Média de consumo por 1 min.= varia de 7 ~ 11 MB ( considerando média 9 MB)

9 MB x 60min. = 540 MB/ h como expediente tem 12 horas:

540 MB x 12 = 6480MB /12h ou seja aprox.= 6,5GB /dia

Se optar gravação contínua ainda tem 160KB/min (média) na gravação de “escuro”, aqui considerando que após fechamento o ambiente fique escuro. No meu caso ao amanhecer ambiente fica um pouco claro devido a existência de janelas, isto consumiria mais.

Se optar por detecção de mov. este gasto não terá desde que não ocorra nenhum movimento na área.

Em resumo: com apenas uma câmera ,em questão tenho no mínimo 6,5Gb por dia e tenho 4 câmeras com iguais condições teríamos:
26Gb por dia!
E se tem espaço de 250Gb no HD caberia pouco menos de 10 dias de gravação!


Uma aritmética simples mostra que 6,5 gigabytes ao dia é 2,4 terabytes ao ano. Se o Planalto usar 50 câmeras como imagina Gaspari (certamente seriam mais), chegamos a 118,6 terabytes. Agora vem a questão: como plugar mais de cem HDs em um sistema, falando com programa que busque e indexe todo este material? E isso é vendido facilmente no mercado?

Para o jornal O Globo é. Estampou em manchete interna em sua edição de terça-feira, dia 25: “Destruição de imagens após 30 dias é criticada”. Por quem? Pelo DEM, Agripino principalmente e pelo filhote de César Maia, que todos os dias aparece na TV lendo a pauta para os jornais. A reportagem tentava justificar o título, talvez já pronto. Quem entrevistam e dão destaque? Um tal de Victor Saeta, vice-presidente do Sesvesp, o Sindicato das Empresas de Segurança Privada e Eletrônica do Estado de São Paulo, que diz que “30 dias é o prazo de retenção de uma padaria”. Este é o “técnico” que o Globo achou mais relevante. Outro, o especialista em segurança predial do Sindicato de Habitação do Rio, Raimundo Castro, ficou para o pé da reportagem, certamente por dizer algo que impediria a manchete: “Os equipamentos modernos guardam as imagens por até 45 dias”.

Se o jornal desejasse fazer jornalismo, e conhecer melhor como funciona um desses sistemas, poderia pesquisar um que foi montado recentemente, o do Ministério Público da União. O contrato está na internet. O sistema, de 48 câmaras, tem vários recursos modernos, como ser acessado remotamente via TCP/IP. No contrato, o prazo de gravação é de 30 dias!

Até quando vão conseguir sustentar esta farsa?

14 comentários:

infinitoamanajé disse...

A CIA nunca trabalhou tanto como nos dias atuais...

Anônimo disse...

A FARSA SE SEGUIRÀ.. até quando os senadores e deputados do PT começarem a reagir. Pelo menos, subindo na Tribuna e dizendo: esta matéria tal não é verdadeira. É factóide. É isso..É aquilo.
Hoje demoTucanos surfam sózinhos na Tribuna.
E os parlamentares do PT surfam na popularidade do LULA.
É a verdade!

alexandre disse...

Não sei a fonte de memória mas guardei bem o número. São 225 câmeras. vou tentar recuperar a fonte.

alexandre disse...

mas o que mais me irrita ,nessa história é a pergunta que não quer calar. Qual a utilidade de se guardar AD AETERNUM as imagens de um circuito,seja de duas ,seja de 225 câmeras?
tirando essa situação bizarra e escandalosamente construida, pra que alguém ia precisar de checar imagens de um ano atrás? gastei horas da minha vida tentando imaginar e nada me veio á mente.

Remindo disse...

Agora que o Palloti teve sua inocência reconhecida pelo supremo, eles vão ficar mais furiosos ainda. Agora, quem mando vocês lerem o Globo.

Anônimo disse...

Chega a ser patético! Como gastam tempo e dinheiro, com bobagens.

Carlos Jansen disse...

A "crise D.Lina" já era. Não colou. Qual será a próxima??

Anônimo disse...

Os parlamentares do PT são frouxos e medrosos, e o pior de todos ~e o Suplicy.
Acho que é TUCANO disfarçado.

Daniel Pearl Bezerra disse...

Jurandir Paulo,
A Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil, promove o primeiro Prêmio BlogBooks que transformará os melhores blogs do Brasil em livro. O BlogBooks terá a participação de 120 blogs, divididos em 12 categorias (humor, quadrinhos, entretenimento, artes e cultura, comunicação e negócios, universo feminino, universo masculino, sexo, gastronomia, religião, política e tecnologia). A votação termina em 18 de setembro.
O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso da BIENAL DO LIVRO 2009. Solicitamos teu apoio na divulgação e na votação. Se Blog da Dilma for o vencedor além de tornar um Livro, terá uma grande divulgação na mídia nacional, e será excelente para a candidatura da Ministra Dilma Rousseff. Divulgue para os internautas do teu blog. Um grande abraço, Daniel Pearl e Jussara Seixas – editores do blog.
Endereços para você votar: http://dilma13.blogspot.com/
ou http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/

Unknown disse...

Jurandy férias outra vez ?
Afffffffffffffffff que vidinha boa!

Abrs!

Kelly disse...

saudades dos posts. e de postar também. mas entendo que esse clima lei azeredo, de fim de anonimato na web, esse clima de vigilância tenha acabado um tanto com o vigor dos blogs. uma pena, mas totalmente compreensível.

Kelly disse...

saudades dos posts. e de postar também. mas entendo que esse clima lei azeredo, de fim de anonimato na web, esse clima de vigilância tenha acabado um tanto com o vigor dos blogs. uma pena, mas totalmente compreensível.

J.Eduardo R. de C disse...

Nem o poderoso Pentágono tem o sistema de monitoração "imaginado" pelo PIG e pela oposição canalha e entreguista. Ou os caras assistem muita ficção científica ou se trata apenas do que todos nós sabemos: esse pessoal quer somente o caos para o país!

José Renato Moura disse...

Olá Pessoal. Uma tal de Solange Amaral, deputada federal do DEM/RJ até apresentou um projeto de lei (PL-5849/2009), que criminaliza a conduta de "excluir imagens de circuito interno de segurança de órgãos públicos". Mas o que eu queria mesmo é ver as imagens das câmaras do Palácio Piratini (sede do Governo Estadual do RS) na noite em que um Delegado mau-caráter tentou plantar um flagrante no ex-presidente do DETRAN, Sérgio Buchmann.
Abraços.