segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mídia, e o assassino e torturador que a Itália deu anistia?

E o mundo dos blogs continua dando olé no cartel da mídia tupiniquim. O blog Abobrinhas Psicodélicas acaba de publicar fato que ajuda a entender a parcialidade da campanha italiana pela extradição de Cesare Battisti, e de como o assunto tem que ser entendido pelo seu lado ideológico, onde nossa mídia afunda em deslavada torcida. No ano passado a justiça italiana deu asilo político ao militar uruguaio Jorge Troccoli, envolvido em mais de uma centena de assassinatos e torturas, participante ativo da “Operação Condor”. A justiça italiana usou como base jurídica um tratado assinado entre os dois países em 1879.

A mídia não pode dizer agora que nada sabia. Seus arquivos registraram a prisão, como aqui no Estadão. Apenas agora olham para o outro lado.

E viva a mídia do povo!

Um comentário:

Romanzeira disse...

Oi Jurandir. Respondendo ao comentário que vc fez lá no Pessoas, eu não conheço muito o contexto político da Itália na época dos crimes, só acho que ficou um rebuliço (até o Parlamento Europeu marcou sua presença nesse caso), que não se viu em outras situações, como bem lembrou o Argonalta sobre o Troccole, ou Stroessner.
Eu lembro quando saiu a notícia que Troccoli e outros militares envolvidos na Operação Condor, foram presos na Itália, isso tem mais de um ano. Na época, fiquei eufórica, depois pensei "Sei,não... Esses sujeitos tem as costas quentes, vão se safar." Não deu outra, não é!
Não sei... Penso que, sob o discurso da democracia, do Estado de Direito, um discurso meio "politicamente correto", o mundo está ficando cada vez mais fascista. Busca-se justiça, mas para quem? Para quem realmente perdeu alguém, ou para os que tem tudo e não querem perder nada, nunca e por não quererem perder nada, seguem roubando, corrompendo, manipulando, torturando e matando?