quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Parem com o terror sionista!

De volta de mini-férias (caramba, com hífen?), impossível não pensar quase apenas na limpeza étnica que Israel persiste em praticar contra os palestinos. Acho assunto tremendamente desconfortante, estou com péssimo humor para comentar, a cada notícia sinto refluxos de bílis, mas é inevitável. Não estou só, percebo. Como há muito não acontecia, no mundo todo se multiplicam as manifestações contra a barbárie. E, mais uma vez, são nos blogs onde estão as melhores informações. A mídia tradicional, mesmo com seus inúmeros correspondentes, perde para a vivacidade e a seriedade com que o tema está sendo tratado nos blogs, com relatos sensíveis de quem vive o terror. De quem tem o que dizer além do repetido lobby sionista. Vou modestamente contribuir com alguns poucos tópicos por hoje, ainda estou retomando minhas atividades.



Fiquei pasmo com a capa da última Veja: “Israel ataca radicais em território palestino”, diz o subtítulo. Como assim? Quem são os radicais? As quase 500 crianças mortas em menos de duas semanas? O estado que as matou por desejar limpar etnicamente a palestina não é radical? Não li o conteúdo do panfleto dos Civita, sionistas de longa data, mas posso imaginar cada letra. Leiam uma ótima análise da revista no blog do Miro.



O Cloaca News consegue um furo de reportagem em cima da mídia tradicional. Descobrem que a correspondente da Globonews e do jornal O Globo serviu no exército de Israel e já manifestou em blog todo o desprezo pelos palestinos, os chamando de “burros” e “mentirosos” e justificando o terrorismo de Israel. Usaram a Wayback Machine, recurso para recuperar antigos arquivos da web, já que o antigo blog foi deletado. Jornalismo de primeira.



O blog RS Urgente publica pauta que poderia ser da mídia tradicional, mas ainda não foi: os Shministim são jovens estudantes israelenses, todos com idade entre 16 e 19 anos, no final do segundo grau, que recusam o alistamento no exército de Israel por objeção de consciência. Estão presos por isso. Um exemplo de dignidade. Têm página na internet e uma campanha mundial. Li no Idelber que republicou e faz uma excelente cobertura em seu blog. Um viva aos blogs!



Ontem, terça, fui surpreendido por uma ótima entrevista na Globonews com Ilan Pappé, historiador israelense, professor na Universidade de Haifa. Ele é crítico severo do sionismo e tem conhecimentos de sobra para desmontar todas as justificativas para o horror praticado contra os palestinos. Aqui uma ótima matéria sobre ele na Caros Amigos, aqui uma entrevista no A Lenda. Procurei de todas as maneiras o vídeo desta entrevista e não achei. Como foi em maio de 2008, a Globonews já deletou do site. Nada achei no YouTube. Gostaria muito de achar e publicar aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essas crianças traumatizadas por acaso tem mísseis?"
Fida Qishta escrevendo da Faixa de Gaza ocupara por Israel, Live from Palestine, 1 janeiro de 2009
27 de dezembro
Hoje de manhã saí com alguns amigos para visitar o Bloco O em Rafah no sul da Faixa de Gaza. Enquanto estávamos em uma das casas que planejamos visitar, meu telefone tocou. Era um amigo de Gaza. Subitamente ouvi um som de explosão do lado dele do telefone. E ao mesmo tempo eu ouvi uma explosão em Rafah onde eu estava. Ele disse “Eles estão atacando aqui também. Estão atacando todas as cidades ao mesmo tempo.”

Meus amigos e eu, em Rafah corremos para a rua e na rua todos estavam correndo, crianças e outras pessoas que queriam ver seus parentes e amigos. Estava perto do horário de saída das escolas. O ataque aconteceu às 11 da manhã, na troca de horários das escolas. Chegando perto das escolas vimos muitas crianças e outras pessoas olhando o desastre. Era perigoso olhar porque claramente o ataque dos israelenses ainda não tinha terminado e de onde estávamos vimos um avião de guerra israelense atacar um posto de polícia. Pode-se dizer que eles eram policiais e então Israel tem direito de atacá-los certo? Mesmo sendo a polícia de outro povo. E as crianças na rua? As escolas ali perto. É impossível que o mundo veja só a metade da verdade.

Entre as pessoas que foram assassinadas haviam as pessoas que estavam passando perto, crianças indo e voltando da escola. Não consigo entender o que o mundo pensa ao não ajudar-nos.
Abaixo algumas entrevistas que eu fiz hoje de manhã:.

"Ouvimos as explosões e fomos ver. As pessoas estavam gritando. Algumas das crianças estavam com medo. Todo o lugar estava arrebentado. Até agora não conseguimos contar o número certo de inocentes mortos. Mas muitos morreram e muitos estão feridos, embaixo dos destroços."

Naama, 13 anos:

"Eu estava sentada na aula com meus amigos quando o ataque começou. Ficamos com medo e saímos correndo da escola. O diretor mandou que fossemos para casa. Vimos um incêndio, saímos da área por outra rua”.
Um policial disse:

"Estávamos na delegacia. Os aviões israelenses vieram subitamente e caíram sobre nós. O prédio foi destruído e em um minuto tinham quatro corpos de colegas ao meu lado. Estraçalhados. Do lado de fora a mesma coisa e todos gritando. Eu perdi a consciência e acordei no hospital.”
”Acabamos de receber um telefonema do ministério da defesa de Israel dizendo que qualquer casa que tenha armas será a próxima vítima, sem aviso. Só um detalhe, não temos armas em casa. Por favor se eu morrer, ajude minha família”.

31 de dezembro
Há um ano e meio Israel piorou o bloqueio econômico em Gaza que já existia sem motivo nenhum, fechando as fronteiras que permitiam que as pessoas recebessem ajuda e alimentos básicos para sobreviver. Isto forçou os palestinos a cavarem túneis para chegar ao Egito e sobreviver. Israel continuou a ameaçar os palestinos com uma operação de ataques a Gaza. Queriam que todos morressem de fome. E perto do Natal começaram a jogar mísseis dos aviões e centenas de palestinos em Gaza já morreram.
Eu não sei o que as pessoas em todo o mundo pensam. Os palestinos precisam se defender. Será que alguém acha que uma reles arma palestina, feita em casa para defender –se pode ameaçar a segurança de Israel que tem F-16s, mísseis, foguetes – os tanques deles não ameaçam nossa segurança? Eles sempre, sempre nos atacam primeiro. As operações militares israelenses fazem o sangue palestino derramar-se como chuva. Por todo lado.

Não vemos nenhum socorro em vista. O governo israelense e seu exército cometem atos desumanos contra civis e crianças. Nos últimos cinco dias, os mísseis israelenses mataram 400 palestinos e feriram mais de 1.800. Meu querido leitor, você sabe quantos israelenses foram mortos pelos “cruéis” mísseis palestinos feitos em casa, DEPOIS que foram atacados? Quatro. E soldados, nenhum civil, nenhuma criança.
Não é justo que o mundo fique em silêncio.

Dia 28 de dezembro acordamos com um ataque de F-16. Nossa casa estava tremendo toda. Queríamos pelo menos saber onde era. Estávamos todos com muito medo. Tentamos abrir a porta mas não conseguimos. Três de nós subimos até uma janela para sair da casa. Levei o maior susto quando vi que o alvo do jato de caça era a farmácia do nosso vizinho. A 60 metros de nossa casa. Eles atingiram uma farmácia! Um lugar onde existem remédios. Não há maldade maior. Ainda não acredito e não consigo aceitar. Filmei e perguntei aos sobreviventes o que viram e o que achavam.

Said, 64 anos disse”: “As seis e meia da manhã os caças israelenses jogaram três mísseis. Atingiram a farmácia e as lojas vizinhas. São prédios civis nem policiais são. Acabaram com a rua. Tenho 64 anos e nunca vi um dia de paz em minha vida. Inventam coisas sobre o Hamas; é um partido político, como os outros partidos políticos do mundo são. Nós elegemos nosso representante democraticamente. Eles não querem que tenhamos representantes. Querem que acabemos”.
Umm Mohammed disse: "Eles dizem que não atacam civis, mas atacam crianças. O que existe na cabeça de um estrategista de guerra quando ensina que seus subordinados só matem crianças? Porque fazem isto? Pense nisto”.
"Quando não fazemos nada nos atacam. Dizem ao mundo que os árabes os atacam. Você já viu isso algum dia? Isso agora no Natal por exemplo, quem está atacando e matando? Israel mente. É um país mentiroso. Fazem o que querem e não aceitam quando o mundo protesta. .. Não há remédio. Não há bebida, comida, água, gás. Estamos com fome. Eles nos atacam o tempo todo. O que Israel quer? Era nossa terra. Sempre vivemos aqui. Eles foram os que chegaram e ocuparam tudo. Pode alguma coisa ser pior do que isto? O que eles pensariam se alguém fizesse isto com eles? “
"Olhe estas crianças. Qual a culpa deles? Eles estavam dormindo porque não conseguiram dormir à noite de pavor. Essa menina aqui está traumatizada com tudo. Será que esta criança tinha algum míssil para jogar em alguém? “
"O exército de Israel ataca em todos os lugares. Eles parecem loucos. A Faixa de Gaza vai acabar ... Estávamos dormindo e ouvimos uma bomba. Acordamos e não sabíamos para onde ir. O pó estava por todo lado, não conseguíamos enxergar. Pensávamos que nossa casa iria cair. O que eu posso dizer? Qual é a culpa que temos do quê? Somos terroristas, por acaso? Nem temos revólver, nem eu nem meus filhos. “
E no dia 28 de dezembro um outro avião caça israelense, atacou uma família, onde morreram cinco irmãs e a mãe. A primeira pergunta que a sexta filha, sobrevivente, ao voltar do desmaio disse foi: “Papai e mamãe estão vivos?” Ela estava entre os corpos de duas irmãs. Como é que ele irá um dia na vida esquecer isto? Nenhum tratamento no mundo será capaz de apagar esta imagem de sua mente.
Fida Qishta é jornalista, filmadora e escritora e coordenadora do Movimento Internacional de Solidariedade.
www.electronicintifada.net

Anônimo disse...

www.youtube.com

Part I: Conspiracy threads # 01 to # 06

http://www.youtube.com/watch?v=xoQjeNeefeg&feature=PlayList&p=38FCB93705BF8F0E&playnext=1&index=43

http://www.youtube.com/watch?v=TbKUnx2SZ24&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=azqixOYBVvo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=azqixOYBVvo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=StD7n86NGvU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=StD7n86NGvU&feature=related


Part II: Crush the revolution #01 to # 06

http://www.youtube.com/watch?v=StD7n86NGvU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=cT9QuUDHltA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=kLka6h35zuc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=kLka6h35zuc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=JlWX8MtMNQ0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=JlWX8MtMNQ0&feature=related


Part III: The ethnic cleansing # 01 to #07

http://www.youtube.com/watch?v=w2rPiC2puYk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=y3dPAV1aq04&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=bUTFe3XXPNI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=bUTFe3XXPNI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=bUTFe3XXPNI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=bUTFe3XXPNI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=E6_UkzHS24U&feature=related



http://album.alfemminile.com/album/see_510873_3/Guerra-di-Gaza-v-m-18.html