segunda-feira, 26 de julho de 2010

EUA e Paquistão, quem fará a reportagem?









O inglês The Guardian está dando uma bela lição de jornalismo. Recebeu o arquivo com mais de 91 mil relatórios secretos vazados para o site WikiLeaks e preparou um enorme banco de dados, com ótimas ferramentas e infográficos para pesquisa. A coisa é tão vasta e complexa que David Leigh, seu editor de investigações (sim, eles ainda fazem isso) aparece em vídeo para explicar em tutorial como usar o material. Um lorde.

Mas, do que já surgiu de informação, uma me parece maior que todas, e é claro que boa parte da mídia internacional e a nossa não deve dar a devida importância: o apoio do governo paquistanês aos talibãs. Trairagem com os americanos, diriam alguns? Talvez o buraco seja mais em cima. Caberia uma belíssima reportagem se alguém juntasse informações que a própria mídia forneceu ao longo dos últimos nove anos sobre as relações entre EUA e Paquistão. Esta poderia ter feito seu trabalho, mas não o fez. Só agora aparecem fatos graças à internet e a um provável militar descontente.

Sugiro alguns pontos:

A CIA e a ISI, a central de inteligência paquistanesa, trabalham coladinhas há anos. A última é cria da primeira, usam o mesmo modelo, é permanente a colaboração entre as duas. Quem diz é o New York Times. E a CIA já repassou centenas de milhões de dólares para sua congênere no Paquistão, diz o Los Angeles Times.

A CIA e a ISI criaram o talibã, disse Asif Ali Zardari, o próprio presidente do Paquistão, registrado no The Times of India. Interessante, não? Será que isso não dá uma bela reportagem em edição dominical? E não foi o único a dizer. Selig Harrison, um especialista em Ásia do the Woodrow Wilson International Centre for Scholars, confirmou o mesmo, com dados abundantes, no Emperor's Clothes.

E a denúncia de que a ISI estava por trás dos ataques em Mumbai em 2008? Teoria da conspiração? Há nomes envolvidos, diz o News Daily, cadê a reportagem?

E a história, de variadas fontes, que relataram que pouco antes do 11 de setembro o chefe do serviço secreto paquistanês, General Mahmood Ahmed, esteve em Washington. Lá, manteve conversas no Pentágono com o conselho de Segurança Nacional, depois com o diretor da CIA, Tenet, com pessoas da Casa Branca e com Marc Grossman, subsecretário dos EUA para assuntos externos. As mesmas fontes dizem que Mohamed Atta, um dos alegados terroristas do 11/9, recebeu pagamento no valor de 100 mil dólares de Amed Omar Saeed Sheikh, da ISI, que deposita o dinheiro em nome do general Mahmood Ahmed, diz o Asia Times.

Quem vai fazer a reportagem?

sábado, 24 de julho de 2010

Serra e o narcotráfico

Os marqueteiros da campanha de Serra decidiram não levar à campanha na TV as acusações do candidato de vínculo do PT às FARC. Não ganha votos, disseram. Provavelmente. Mas fica claro para muitos o que pensa e de que lado está o candidato tucano. Dois vídeos podem ajudar a esclarecer.



Acima, o jornalista Miguel Urbano Rodrigues, editor do www.odiario.info, comenta a atuação das FARC-EP, com quem conviveu por semanas nas selvas colombianas. Para ele, a mídia internacional é a responsável pela criminalização e a acusação de narcotraficante ao movimento.



Acima, uma boa biografia de Álvaro Uribe, presidente do Colômbia, que deixa o cargo no próximo dia 7. Enquanto Serra acusa Evo Morales, presidente da Bolívia, de ser responsável pela cocaína que chega ao Brasil, Uribe tem uma extensa folha corrida de serviços prestados ao narcotráfico. Não são meras acusações, suposições, mas documentos, muitos deles do próprio governo americano.

Para o narcopresidente da Colômbia, nenhuma palavra de desagrado do candidato tucano.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Haja bico


O verde-tucano Gabeira participou de evento na última quarta-feira, no restaurante La Fiorentina, sentado ao lado do Serra. Perguntado, disse que sempre que convidado estaria presente na campanha tucana. E ajudou o candidato com suas propostas “modernas”, falando mal de Cuba, Irã, governo Lula, Chávez...

Gabeira, quem não lembra, foi um dos primeiros a escrever um livro sobre o período da luta armada. Para condená-la, é claro. Contou a história do sequestro do embaixador americano de tal jeito que parecia que foi ele o comandante. A Globo acreditou, produziu até um filme baseado no livro, o personagem principal era um ex-guerrilheiro arrependido.

Mas um outro filme, o ótimo documentário Hércules 56, reuniu os ex-guerrilheiros que fizeram o sequestro ou que foram libertados em troca do embaixador. Gabeira não foi chamado, nem convidado para a estreia. Lá nos extras, alguém em uma platéia pergunta ao diretor Silvio Da-Rin por que o Gabeira não aparece. A resposta é que não foi nada de pessoal, mas uma opção natural, já que a participação do Gabeira foi irrelevante no episódio, o que alguns dos ex-guerrilheiros presentes confirmam.

O bico é maior que a pessoa.

Gordinhos pediram representante dos EUA


É asqueroso o show da mídia internacional com a libertação dos sete ex-prisioneiros cubanos. Não economizam palavras para descrever Cuba como a mais feroz ditadura do planeta, e a turma de gordinhos mercenários como vítimas do “sanguinário” Fidel. Não poderiam ser mais hipócritas. Divulgam cotidianamente as mais estapafúrdias notícias, de fontes sempre duvidosas, celebrando o “necessário” combate ao terror mundial, onde principalmente a população de origem islâmica é presa e encarcerada por meras suspeitas, mofando em prisões por anos sem direito a defesa, sofrendo torturas e humilhações.

Bem fez o La República da Espanha, “no sois bienvenidos al Estado español”, publicaram. E ainda relataram um fato relevante, que o restante da mídia escondeu: alguns dos dissidentes logo ao chegar pediram representante da embaixada americana. Nada mais explícito para entender o fato.

Mercenarios del capitalismo: No sois bienvenidos al Estado español

Lustrosos, ofreciendo una imagen que desmiente historias sobre las terroríficas cárceles cubanas, arribó a Barajas el primer grupo de mercenarios cubanos acogidos por el Estado español. Poco tiempo llevaban cuando comenzaron a revelarse comportamientos. Unos clamaban por la presencia de un miembro de la embajada estadounidense. Pobre diablos... deseosos de hacer la genuflexión ante el representante del amo para que los despachen rumbo a Estados Unidos.

Alojados en un hotel, muy lejos del centro de Madrid, que supondrían suntuoso, pronto surgieron las críticas: Que si era un poco incómodo, que por suerte sólo estarían 3 días en ese lugar, que si sólo había un baño en la habitación... ¡Llegar al idílico mundo y recibir semejante bazofia! Ellos requieren lujo, boato, que son, en la democracia de los millonarios, exclusividad de la Gran burguesía. Alguno aspira a trabajar en España... con 60 años de edad. Es posible que consiga, por caridad, lo que se les niega a tantos africanos forzados a emigrar por culpa del Sistema que él defiende.

De momento el régimen de Juan Carlos I se hará cargo de sus tratamientos médicos (quienes lo precisen, porque alguno luce gordito), necesidades sanitarias y educación. Y lo aceptan por inconsecuentes. La clase obrera consciente, no da la bienvenida a mercenarios defensores del capitalismo privatizador, criminal y explotador.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O ainda sobre o logo horrendo da Copa



A criatividade do brasileiro dá de mil nas corporações publicitárias. A internet melou os negócios dos proxenetas da indústria fonográfica. Está encostando na parede o cartel da mídia venal. Agora, dá um recado ao pessoal da publicidade. Para quem não sabe, a marca da Copa de 2014 foi criada pela agência África, uma das maiores do país. Foi chamado um grupo de "notáveis" para escolher a "melhor idéia". Entre eles, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Paulo Coelho. A repercussão negativa é enorme, aquilo é um horror, dizem legiôes de designers brasileiros.

Melhor o Ricardo Teixeira não gastar os 20%.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Serra esconde logo federal de obra


Flagrante do Emerson, repórter leitor do nosso blog: a administração Serra tampa logo do governo federal em obra do Rodoanel em São Paulo.

Tento me dizer que exagero, mas realmente o que não falta é canalha.

Vejam aqui.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Por um novo logo para a Copa de 2014


Alexandre Wollner, um dos mais respeitados designers brasileiros, disse em entrevista que a marca da Copa de 2014 é uma porcaria, parece alguém com vergonha, e o processo para sua escolha foi antiético. A ADG, a Associação dos Designers Gráficos, foi consultada pela FIFA, mas foi excluída de conduzir um concurso entre designers, o que gerou protestos.

Em post sobre o assunto no blog do Luis Nassif, uma boa idéia surgiu para materializar os protestos e tentar uma solução honrosa, ética e progressista para salvar algo que começa errado: um concurso entre designers brasileiros para uma marca open source. Um modelo paralelo ao oficial, em protesto ao modelo adotado, que valorize nossas nossas referências e dignifique o design brasileiro.

Estou certo que entidades como a ADG e a parte mais consciente da sociedade brasileira abraçará a idéia. Fora o centralismo venal de Ricardo Teixeira! Viva a arte, o futebol, o design e os valores brasileiros!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

E no salão de humor tucano...


Leia aqui.

O logo da Copa é a cara do Chico Xavier

terça-feira, 6 de julho de 2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Grécia está batendo um bolão



Só vi agora, até mesmo por que nossa mídia não gosta do assunto. No dia 29 de junho, dia em que a Espanha derrotou Portugal nas Oitavas pela Copa, trabalhadores e estudantes gregos, organizados em sua frente, o PAME (Frente Militante de Todos os Trabalhadores), fizeram uma greve geral em várias cidades. Pireu, o maior porto grego, ficou paralisado por 24 horas.

Foi boa resposta aos que querem que os trabalhadores paguem por uma crise que não é sua.

Não pude ver na Copa as bandeiras brasileiras em festa, esperando o próximo jogo contra o Uruguai. Mas neste vídeo tive uma sensação parecida. Confesso uma forte emoção ao ver as bandeiras vermelhas empunhadas firmemente por uma multidão que sabe fazer história. Compartilho com vocês.

Minha solidariedade ao povo grego.

E no Ricardo Teixeira não vai nada?


Dunga foi demitido hoje e a TV Globo comemorou. Faustão disse que era chutar cachorro morto, mas o técnico era arrogante e incompetente.

Quem o demitiu foi o mesmo que o contratou, que estava o tempo todo com a seleção, dando ordens: Ricardo Teixeira.

Ele é presidente da CBF desde 1989 e vai ficar no cargo até 2015, quando tenta a boca gorda da FIFA.

Entende desta bocada. Seu sogro, João Havelange, ficou lá na presidência por 24 anos, período em que juntos alimentaram um grande fluxo de dinheiro em paraísos fiscais, fruto de comissões ilícitas, apostas, propinas variadas.

Quem diz é, entre outros, o jornalista inglês Andrew Jennings, um especialista na máfia do futebol.

E as organizações Globo apoiam a candidatura de Teixeira. Ele é amigo, parceiro, só traz alegrias. Não tem responsabilidades com o resultado do futebol.

Teixeira vai continuar escolhendo novos técnicos, dando palpites na convocação dos jogadores. E alimentando suas contas em paraísos fiscais.

A mídia sabe como a coisa funciona, mas não conta. Está no jogo, ao lado da máfia.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O titanic tucano


Não sei se vocês já pararam para pensar. No titanic tucano, a mídia foi chamada a ir junto. Daí, começa a brigar contra as ondas, temendo o afogamento. O colunismo atucanado já dá sinais para que lancem as bóias. Josias, até o bicudo Merval, espumando ódio, esculacha Serra. Impossível prever outro quadro em três meses. Já era.

Já vão tarde! O Brasil se livra do que há de mais deletério aos seus interesses de independência. Eles são entreguistas, e visceralmente desonestos. Sujaram suas fichas quando "dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída, em tenebrosas transações", como disso Chico. Se justiça não foi feita, e deveria, que o lixo da história cuide dos canalhas.

A mídia das elites foi cúmplice. Talvez mais, muito da estratégia tucana surgiu de suas pranchetas, quando agora perde os dentes. Até Dunga, execrado pela Globo quando em seu justo dia de fúria, em pesquisa de hoje está bombando em aprovação. Onde o PIG bate, cresce. De Dunga a Lula. A velha mídía se vai, perdida nas mudanças do santo mercado, que tanto amam por explicar tudo.

Não, não é um novo mundo, ainda. Mas o passo foi bonito. O povo brasileiro parece dar uma lição importante. Atentos pois todos.

Vamos eleger Dilma. Depois, quem sabe Lula mais uma vez?

Mas, Lula, por favor: já que sem tucanos e demos, vamos dar um pé na bunda do PMDB na próxima curva, por favor.

quinta-feira, 1 de julho de 2010