domingo, 6 de junho de 2010

Corra, tem livro que vai esgotar esta semana

Sugestão de leitura para os próximos dias:



Cayman - o dossiê do medo

de Leandro Fortes

Editora Record - 2002

http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=358

Sinopse:

Como um golpe característico da malandragem brasileira de Miami pode ter se transformado em um escândalo de Estado? Alimentado por papéis falsos e, principalmente, pela estranha reação do governo Fernando Henrique Cardoso à sua divulgação, o Dossiê Cayman paira como uma nuvem negra sobre a cabeça de muitos políticos brasileiros. Desvendá-lo é colocar a nu as relações do submundo da política nacional. Um universo ainda obscuro, de poucos rastros e nomes sussurrados. De combinações de gabinete e acordos impublicáveis. CAYMAN: O DOSSIÊ DO MEDO, do jornalista carioca Leandro Fortes, toca a espinha dorsal desta sujeira. Abre uma pequena - mas importante - fresta por onde o cidadão pode, finalmente, olhar de perto um dos muitos mecanismos que promovem a centenária descrença popular nas classes dirigentes do Brasil.

O Dossiê Cayman deixou o governo em polvorosa com acusações de corrupção que chegavam até o presidente Fernando Henrique e seus colaboradores mais próximos. Um documento pouco visto, mas muito comentado, que se revelou uma fraude. Em CAYMAN: O DOSSIÊ DO MEDO, Leandro investigou essa operação fraudulenta e revela o esquema, ainda obscuro, de poucos rastros e nomes sussurrados, de combinações de gabinete e acordos impublicáveis. O autor analisa as relações do submundo da política nacional, com a melhor arma jornalística: um texto recheado de ironia. O resultado é uma mistura de reportagem e livro policial, onde o leitor pode finalmente se inteirar de um dos capítulos mais obscuros da recente história brasileira.

Em CAYMAN: O DOSSIÊ DO MEDO, Leandro é capaz de se misturar ao cenário da Jamaica ou de Miami, para descobrir os detalhes que passaram despercebidos pela investigação oficial. Apurado e escrito enquanto trabalhava como subeditor da revista Época, o livro mostra como foi montado o dossiê, dá nome aos responsáveis pelo esquema, mostra como funciona a máfia brasileira em Miami, revela os objetivos por trás do golpe e destaca alguns pontos que, até hoje, estão sem resposta. Um livro que expõe as misteriosas ligações de criminosos com o poder, mostra as dimensões que uma fraude pode tomar, o que pode ser feito para que a verdade não seja investigada e de que maneira é possível lavar dinheiro em paraísos fiscais internacionais. Um livro fundamental para se entender um dos maiores escândalos de nossa história política recente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei,onde ta a venda?????

Jurandir Paulo disse...

Até ontem tinha no Submarino. Mas aconselho procurar em sebos. Procure no Estante Virtual