quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como fazer um dossiê em dez minutos


O jornal O Globo publicou que um "suposto dossiê" contra a filha de José Serra motivou crise na campanha de Dilma. Ontem, Serra disse que a responsabilidade é da candidata do PT, e mais uma vez o Globo fala de crise. A campanha de Dilma reagiu, negando o fato e a tentativa do tucano de criar factóides.

Sei que muitos ficaram curiosos pelo conteúdo do "suposto dossiê", já que os jornais não se preocuparam com esta informação. Num esforço de utilidade pública, nosso blog ensina o passo-a-passo para se fazer um dossiê contra Serra em pouquíssimos minutos:

1) Use o Google. É ferramenta poderosa para se fazer dossiês. (Não espalhe, poucos a conhecem, guarde para você a informação)

2) Na caixa de pesquisa digite dois nomes entre aspas: "Verônica Serra" e "Daniel Dantas".

3) Nos milhares de resultados, você verá que algumas informações se repetem: a empresa Decidir.com, Inc. registrada em Miami no dia 3 de maio de 2000, sob o número P00000044377, tem como sócias Verônica Dantas Rodemburg, irmã de Daniel Dantas, do Banco Opportunity, e Verônica Allende Serra, filha do governador José Serra. A empresa tem filiais na Argentina, Chile, México, Venezuela e Brasil. Seu site oferecia oportunidades de negócios, inclusive na área de licitações públicas no Brasil.

4) Junte os documentos mais importantes que comprovam o fato, como, por exemplo, o registro da empresa no Departamento de Estado da Flórida.

5) Escolha uma capa bonita e está pronto o seu dossiê.

Há outras maneiras de se fazer o mesmo, não com necessariamente mais trabalho. Sugiro consultar um especialista no assunto, o jornalista Diogo Mainardi. Em coluna de 8/4/2009, acusou o irmão do ministro Franklin Martins de se locupletar na ANP com royaties do petróleo. A mídia o repercutiu durante semanas. O que foi provado? Apenas que a fonte do jornalista era um rápido "dossiê" preparado por um ex-araponga da ANJ, repleto de recortes de jornais.

Tucanos ficam aloprados com a palavra dossiê.

Em tempo: se é pra derrubar Serra, e se isso ainda será necessário, o melhor seria fazer um dossiê sobre Ricardo Sérgio de Oliveira.

3 comentários:

Danilo. disse...

hehe
eu bem que estou precisando produzir um dossie contra minha professora de ingles!
bem legal o blog.

Mirian disse...

Hummmm, agora estou entendendo o post do PHA.
Mais uma vez, gracias, Jurandir
Abçs

Jurandir Paulo disse...

Obrigado, Danilo.

Míriam, obrigado pela fidelidade como leitora. Fico super sensibilizado.