terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tubarões do petróleo contam com Serra e o STF


É o que diz com todas as letras o presidente do Eurásia Group, empresa multinacional especializada em abocanhar o petróleo dos outros. Acabo de ler estarrecido no blog do Gadelha. Um exemplo claríssimo do jogo de interesses que envolvem as próximas eleições. Leiam e fiquem preocupados:

É impressionante a leitura, no site da Foreign Policy, do artigo “Brazil moves aggressively toward resource nationalism”, de Ian Bremmer, presidente do Eurasia Group de Nova York, de consultoria sobre risco global (algo assim). O artigo ataca com todas as letras o novo marco regulatório para a exploração e produção do Pré-sal, baseado no modelo de partilha, proposto pelo Governo Lula. Para Ian Bremmer, Lula está deixando de ser, aos olhos dos grandes grupos petrolíferos internacionais, uma alternativa política simpática, graças ao aprofundamento do controle do estado sobre o setor de energia. Em outras palavras, estão de olho no Pré-sal e não se conformam com o modelo de partilha. O artigo lamenta que, devido à alta popularidade de Lula, ninguém tenha coragem de se opor a ele, principalmente em ano eleitoral. “As multinacionais do petróleo estão cautelosas (...) e até mesmo José Serra, nome mais forte da oposição para a sucessão presidencial, prefere manter reservas sobre o assunto”. Ian Bremmer conclui o artigo com esse raciocínio magistral: “Se Serra ganhar, ele provavelmente reverterá a legislação. Mas seria um processo longo. Se Dilma vencer, a única esperança das multinacionais do petróleo será uma eventual vitória na Corte (referência ao STF, claro) sobre a constitucionalidade da reforma”. Inacreditável, vocês não acham. Fica evidente que as multinacionais do petróleo contam como aliados (contra os interesses nacionais) com Serra e o STF!!! Como talvez dissesse a coluna do Ancelmo, “Meu Deus!”

6 comentários:

alexandre disse...

essa mesma publicação elegeu FHC o décimo primeiro colocado entre os cem fodões do ano. logo vi que era coisa de extremista. O Obama ficou em segundo o que mostra que ele se aboletou no cafofo da direita fascista. O "pensador" do ano foi o ben bernankel.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Isto é um tema a ser ex´lorado em campanha, fora PSDBestas e Demoniacos, entreguistas.

Anônimo disse...

Se não der para resolver com o Serra. o Gilmar Mendes é a esperança da Gringalhada.

Claudio Dode

ALL disse...

SERRA: VOTE NUM CARECA E GANHE DOIS

ADIVINHEM QUEM É O OUTRO CARECA?

http://www.youtube.com/watch?v=wIXSSkvs06c

Anônimo disse...

RECADO DO CIRO PARA O FRIAS?

Assistam até o fim. No último minuto. E vejam o recado que o Ciro

dá para o Frias.

Para mim teve endereço!

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2009/12/03/04023368D4C97386.jhtm?ciro-gomes-comenta-corrupcao-no-df-e-sistema-eleitoral-04023368D4C97386

Dida disse...

Os tucanos sao a representaçao da miseria humana e simboliza a politica repugnante desse país , trazem a reboque tudo de mais reacionario e retrogrado na politica brasileira,aliança com os DEMO,antigo PFL,PSD,ARENA braço direito da ditadura militar.
Representam a elite ,e os interesses internacionais, nao defende os interesses do país. Sao uns vendidos...nao sei por que ainda nao venderam a mae??????
Metaforicamente eu acho que sim , faz tempo....
Ah! antes que eu me esqueça ...e a alma ao diabo tambem!