quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lula esta certo, Constituinte neles!


A venalidade da mídia em tentar a todo custo desqualificar o governo Lula tem fabricado momentos patéticos. As declarações recentes do presidente sobre a roubalheira do DEM, cobradas insistentemente por repórteres, foram transformadas maldosamente para criar uma intriga. Estupidez patente, não resistiu aos primeiros contrapontos na web, com vídeo e transcrição para provar claramente o que de verdade foi dito e pensado por Lula.

Na insistência, no dia seguinte, mais intriga peçonhenta: o presidente teria “recuado”. Não, não recuou um centímetro. E disse mais, sem a atenção imediata da mídia: Lula defende uma Constituinte para fazer a reforma política. Aí está um conteúdo interessante, polêmico, mas a mídia correu da raia. Certamente foi consultar suas instâncias superiores para se posicionar em nova batalha. O baronato será contra, é claro, mas ainda não sabe como brigar.

A proposta é interessante e derruba os argumentos que estão sendo usados pela oposição e o cartel midiático, que apontam a responsabilidade de não se avançar em mudanças nas regras eleitorais exclusivamente à base aliada. Mentira repetida exaustivamente para evitar a polêmica. Nada avançou pelo reacionarismo das elites conservadoras, seus representantes e sua mídia venal. Não querem outras regras. Não querem perder seus esquemas. Não querem modernizar relações. Querem a certeza do velho jogo político, onde o parlamento é esse enorme balcão de negócios, regado a muitos panetones.

Foi a oposição e a mídia que transformou a atividade parlamentar recente em mero palanque para o enfrentamento nas próximas eleições. Querem recuperar todos os seus cargos perdidos, refazer suas seculares sinecuras. É o atraso que deseja mandar no futuro. Uma Constituinte poderá atrapalhar seus planos. Serão ferrenhos opositores da idéia.

Devemos lutar por ela. A Constituinte de 1988 tinha uma enorme tarefa, foi feita em tempo recorde. A democracia se consolidou. O Brasil mudou. Mais que isto, deseja mudar. Agora devemos avançar ainda mais.

Constituinte neles!

4 comentários:

Anônimo disse...

Reparei também nessa fala do Lula sobre a propriedade de partirmos para uma Assembléia Constituinte e me entusiasmei com a idéia.
Li as Constituições da Venezuela,da Bolívia e do Equador que encontrei no blog "Crônicas e Críticas da América Latina"(http://pedroayres.blogspot.com).
Olha,me veio uma grande admiração pelos textos constitucionais dos hermanos,atuais e belíssimos. Retratam a cultura e alma daqueles povos e contêm muitos avanços sociais e econômicos,traçando um rumo a um outro mundo possível.
Precisamos partir para debates e iniciar uma luta para que se chegue a convocação de uma Assembléia Constituinte,com ampla participação popular, não acha?
Parabéns pelo seu blog!
Gostei demais!
Maria Lucia

Jurandir Paulo disse...

Maria Lucia, acho que o momento é esse. Não podemos mais ficar apenas garantindo a governabilidade, temos que avançar nas mudanças. Obrigado pela dica do blog do Pedro Ayres.

Angelo Frizzo disse...

ESSA NOSSA "GRANDE IMPRENSA" pensa mesmo que somos todos idiotas.
Nem dá para acredotar que estejam ainda fazendo isso.

Adriano disse...

Acho vocês muito importantes, seu Cloaca.