segunda-feira, 12 de novembro de 2007

92% dos alemães orientais ainda preferem o comunismo no país

Pois é. Quem pesquisou foi a Der Spiegel, que nunca foi de esquerda.

A matéria está no site Vermelho.

5 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro, a pesquisa diz que 92% dos alemães orientais ainda preferem a estrutura do serviço social que existiu na RDA.

Segundo, é interessante notar que, no texto original do Der Spiegel, não aparece em nenhum lugar a palavra "capitalismo". Ou seja, é como se não existisse de fato... já o termo "comunismo" aparece com clareza no texto, como se a reprodução do sistema econômico no Leste tivesse algo a ver com "comunismo", especialmente nos anos 80.

Ô manipulação ideológica "escondida"...!

Jurandir Paulo disse...

Manipulação é o que a Veja faz toda a semana, e provavelmente você lê e aplaude. Este é apenas um dos itens, de 24 pesquisados, suficientemente expressivo para ser destacado. O texto original do Der Spiegel não se refere diretamente a capitalismo nem a comunismo nas 26 perguntas aos entrevistados. Perguntam sobre o viver, condições sociais etc no leste ou oeste. Comunismo lá realmente não existiu, como até hoje em nenhum lugar do planeta. O que eles tiveram foi uma experiência de socialismo, mesmo que com limitações, suficientes para deixar saudades, é o que a respostas dizem. Mas a Veja certamente terá outra visão.

Anônimo disse...

"92% dos alemães orientais ainda preferem a estrutura do serviço social que existiu na RDA" NÃO QUER DIZER que "92% dos alemães orientais ainda preferem o comunismo no país".

É difícil de entender isso?

Jurandir Paulo disse...

Vem cá, isso é uma pesquisa, não um plebiscito. Não há pergunta direta se aquelas pessoas preferem o leste ou o oeste. Leia de novo. O fato de 92% acharem o sistema social da antiga RDA melhor é bastante significativo como preferência. De fora só devem ter ficado os 8% que não precisam de nenhum serviço social. E este é só um dos indicadores de preferência, há vários outros. E a propaganda anti-comunista não falava da miséria, do caos de quem vivia na RDA? Todos querendo fugir daquele inferno? Onde fica isso? Legal, você deve desejar esperar a próxima Veja para ter sobre este assunto uma informação mais correta e isenta.

Anônimo disse...

Jurandir,

Quanto à 'manipulação ideológica "escondida"' que mencionei, referi-me ao próprio texto do Spiegel - leia bem o segundo parágrafo do primeiro post.

'O fato de 92% acharem o sistema social da antiga RDA melhor é bastante significativo como preferência." Está correto, porém, como você próprio indicou, isso foi uma pesquisa, não um plebiscito - por isso achei "forçada" sua afirmação original.

Mal-entendidos à parte, eu passo longe de Veja.