quarta-feira, 24 de outubro de 2007

AdSense: Chega de prostituição!

Está virando uma praga. Muitos blogueiros estão sendo seduzidos pelas parcas comissões que o Google oferece para seus anúncios. O resultado é uma suruba capitalista para se vender de tudo o possível que faça sentido com as palavras de nossos outrora independentes blogs. Sim, se a primeira vítima é a boa diagramação, com um fuzuê de anúncios misturados ao texto, é a independência a maior vítima. Se o nosso blogueiro reclama da companhia de seu celular, lá aparece a mesma empresa vendendo seu último produto. Se é uma delicada análise das relações afetivas, vende-se um amor rápido em um site de “namore já”.

Nada é novo. Jornais, revistas, TVs, todos são sujeitos às mesmas leis capitalistas. Você ajuda a vender, junto vêm seus compromissos. Alguém acredita em falta de obrigações quando sua receita depende de alguns certos anunciantes? Toda a grande mídia tem sua lista de pautas proibidas. É este o mundo que alguns estão entrando. Blogs ainda são a esperança de uma outra versão dos fatos. A possibilidade da informação surgir nua, crua ou não, e servir de contraponto aos limites do jornalismo de pura propaganda da grande imprensa.

Não vamos com esta sedução imaginar estar reinventado a roda, ou o fogo. Lembro agora de uma aula de um antigo professor que citou um fato verídico acontecido na década de 30 do século passado, no Ceará. Um criativo fazendeiro inventou uma mistura moderníssima que permitiu eliminar várias pedras que atrapalhavam o caminho do seu gado. Os jornais locais o chamaram de gênio. Repercutiu até no sul. Ele havia descoberto que salitre, carvão e enxofre faziam aquele efeito. Quis até registrar a invenção.

Não precisamos redescobrir a pólvora. Blogs e anúncios não combinam. Melhor ganhar dinheiro mais honestamente, e fazer o bom jornalismo que a grande mídia não tem como fazer com o seu enorme rabo preso.

2 comentários:

Rafael Galvão disse...

Epa, eu discordo.

Meu blog tem anúncios do Google. Deixo só nos posts individuais para que incomodem pouco, já que a idéia é que eles paguem a hospedagem e sobrem uns caraminguás pruns livrinhos na Amazon. Não acho que isso mutile o layout ou faça o blog parecer a feira de Caruaru.

O sistema do Google, pra quem leva blogagem a sério, é o melhor possível sob o aspecto da democracia. Os anunciantes não têm controle sobre onde seu produto vai ser veiculado. O critério é quase desumano, baseado em keywords. E por isso é virtualmente impossível que o AdSense mude a "linha editorial" do blog. Eu posso garantir que não interfere em nada na minha.

Blogs e anúncios combinam, sim. Aliás, publicidade ainda é a melhor forma de garantir independência editorial. E embora eu não ache que blogs e jornalismo sejam necessariamente sinônimos, como fazer bom jornalismo sem tempo e dinheiro?

É por isso que acho a iniciativa do Inagaki, com o Interney Blogs, uma maravilha. Tem gente boa por aí que gostaria muito de viver de escrever blogs. E isso seria muito bom.

Jurandir Paulo disse...

Rafael,
Que bom que discordamos. Assim posso ter um bom motivo de prosa com um blog que admiro.

Não me agridem seus anúncios, tal como outros que me referi, que são o mais perfeito amálgama editorial-comercial que se tem noticia. Há blogs onde um mísero parágrafo de idéias está cercado por anúncios em todos os pontos cardeais.

Mas o conceito fundamental eu reafirmo e discordo: publicidade não garante independência editorial alguma, muito ao contrário. È o início de um ciclo de dependência. Você não precisa concordar com seus anunciantes, ter que se pautar por seus interesses, algo onde muitos se rendem. Antes, estará vendendo o que eles têm a oferecer, o que já me parece um compromisso. No seu blog, clicando nos comentários, me deparei com anúncio que me garante a mulher da minha vida num clique. Tenho muitos critérios sobre o assunto. Não aceitaria tal coisa no meu.