terça-feira, 30 de outubro de 2007

Itália: querem blogs com certificado e impostos

Nossa mídia, mais desejosa de descobrir desvios antidemocráticos em Chávez, não deu importância ao projeto de lei que Romano Prodi, primeiro-ministro da Itália, encaminhou ao Conselho de Ministros no dia 12 de outubro. Ele exige de cada site, cada blog italiano, um certificado do governo, com pagamento de impostos, mesmo que não tenham proposta comercial. As agências de notícias internacionais acharam coisa pouca, olharam para o outro lado. Foi o terceiro blog mais acessado do mundo, o Boingboing, quem deu a notícia, com justo escárnio. Vale ler seus irados leitores.

O fascismo deixou marcas e alguns herdeiros na Itália. Um dia após o projeto, 500 mil pessoas se reuniram em Roma convocadas por Francesco Fini, líder da Aliança Nacional, saudosa dos camisas negras, aliada de Berlusconi, aquela espécie de Silvio Santos versão cosa nostra, dono da mídia italiana. Os brados, a motivação, era para desqualificar a vitória de Walter Veltroni, prefeito de Roma desde 2001, nas primárias do Partido Democrático, que o qualificou como adversário de Berlusconi nas próximas eleições.

O que desejam em restringir blogs? A Itália é hoje um dos países onde mais se necessita uma versão diferente da mídia tradicional, concentrada nas mãos do mesmo grupo. E estas outras versões existem. Uma delas, o blog de Beppe Grillo, um ex-comediante da televisão, consegue ser lido por 200 mil pessoas diariamente, que deixam cerca de 2 mil comentários cotidianos. Ele conseguiu, no fim de semana anterior às primárias, fazer com que 300 mil italianos assinassem, em 200 cidades, uma petição para expurgar a vetusta classe política italiana. Iconoclastia pura.

O que fazem os “democratas” italianos? O mesmo que todos os existentes no planeta. Mudam o jogo, criam novas leis. É como o tapetão em qualquer campeonato fuleiro de futebol. Só valem regras quando permitem chances ao time dos donos da bola.

Infelizmente, os italianos não estão inventando a pólvora.

Nenhum comentário: