sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O último debate e o próximo domingo

Algumas rápidas considerações sobre o último debate:

1) Dilma não foi questionada, esteve segura, passou a pauta do seu programa. Deu uma excelente resposta a Plínio sobre a diferença de seu governo das propostas do Psol, como a redução da jornada de trabalho: seu governo terá que se limitar à legalidade. Tentei soprar para a Dilma "pacto social", mas ela não me ouviu. Mas fez claras afirmações sobre os compromissos democráticos. Ela está certíssima. Quem tem que abrir espaço para propostas como esta é a sociedade, não o governo. Revolução não será feita pelo voto. Algo que só uma esquerda com radicalismos de salão acredita, coisa de reformista que nãio tem espelho em casa. Nunca antes este ponto havia sido colocado em campanha. Ponto pra ela quer falou como estadista.

2) Serra manteve seu discurso de promessas e mais promessas. Só. Estava com cara de cachorro abandonado, o que parece ser a maior verdade. Mal acabou o debate e já pipocavam reclamações de seus correligionários. Bye bye!

3) Fiquei muito impressionado com a Marina. Como ela conseguiu até agora ter 10% do eleitorado? E dizem que entre pessoas mais escolarizadas. Impossível entender. Ela não conseguiu fechar uma única idéia, sempre os mesmos clichês sobre crescimento com sustentabilidade, projeto estratégico, mas sem explicar uma única idéia. Serra ainda mente prometendo aumentos, mais verbas etc. Marina promete pensar no futuro. Por enquanto só blá blá blá.

Resumindo: Dilma está eleita. Só uma enorme surpresa evita o segundo turno.

Sugiro que leiam a entrevista com o Antonio Risério na Folha hoje. Ele diz que Serra é um blefe. É gente como ele que fez toda a diferença na campanha de Dilma.

7 comentários:

Adriano Matos disse...

Quando Marina perguntou a Dilma suas propostas para diminuir a informalidade, vibrei. Achei que ela iria falar de desoneração da folha de pagamento, proposta defendida em algumas entrevistas. Mas ela não falou!! Perdeu uma ótima oportunidade, ao meu ver.

Marina é holistica. Tudo pra ela é interconectado e tem que ter essa estratégia universal, blablabla. Não se apaga fogo com teoria, entretanto, e Dilma lembrou isso pra ela explicitamente. Ponto pra Dilma.

O Plínio, cara que eu admiro, foi injusto a la HH. Dizer que não houve valorização do funcionalismo público PORQUE Eike Batista ganhou trilhões é fugir da resposta. Os dois aspéctos não são relacionados nem se pode criar lei de excessão pro Eike Batista.

Humberto Carvalho Jr. disse...

Também nunca entendi porque a Marina conseguiu atingir tantos votos. Apenas especulava algumas coisa.

Ontem, vi uma pessoa dizendo que iria votar nela. Então, perguntei o que fizera ela decidir o voto. Ela respondeu que não gostava de Serra e de Dilma. Sabemos, isso é fato, muitas pessoas ainda votam por simpatia, na imagem de um candidato.

Os 10% de intenção de voto, conquistado pela candidata verde, explicam-se apenas pela falta de carisma dos candidatos, ou pela falsa idéia de falta de opção. É uma pena que Marina, a essa altura, seja vista como uma terceira via, o que não é.

Abraço!

alex disse...

JURANDIR E BLOGNAUTAS..
Apertem os cintos!


http://www.youtube.com/watch?v=7VOVYaL7jJ4&feature=player_embedded#!

Anônimo disse...

Vocês podem não ter percebido, mas os 4 candidatos são servidores públicos. Ninguém suou na produção de riqueza. E são todos de esquerda. Por isto ninguém discutiu produção, juros, mercados, mas apenas direitos sem obrigações.

RUIELOIAREND disse...

Por que razão da a Dilma como eleita e acha que só uma surpresa evita o segundo turno. Tá eleita ou terá segundo turno?

Jurandir Paulo disse...

Ô Rui, deixa de ser maleta, eu acho que a eleição está garantida, mas se o Bin Laden aparecer dizendo que apoia a Dilma e ela o ajudou no 11/9 pode mudar alguns votos. Só isso. Infelizmente a Veja ainda tem alguns leitores, apesar de darem a revista com a compra de sabão em pó.

Fernanda disse...

muito bom o conteúdo do blog.