segunda-feira, 15 de setembro de 2008

E lá vai o Lehman Brothers...

No momento em que quarto maior banco de investimento do mundo abre falência, fico imaginando se já não estaria na hora de abrirem a cortina para que a sociedade pudesse enxergar o tamanho da sanha especulativa que fazem com o nosso dinheiro. Operações futuras sempre me pareceram brincadeira de monopólio. E só agora elas estão sendo apontadas como parte do problema e da falta de regulação.

Nunca entendi como a sociedade pode achar normal a existência de uma operação em que se ganha com o desastre dos outros. Menos ainda entendo como até hoje a grande mídia conseguiu ficar impune ao fato de ter "esquecido" de apurar o enorme movimento nas bolsas, neste tipo de operação, em ações da United Airlines, dias antes do 11 de setembro de 2001. Apenas um repórter independente, Tom Flocco, seguiu a pista, chegando ao banco de investimentos AB Brown, de NY. Curiosamente, propriedade de A.B. Krongard, diretor executivo da CIA à época. Os jornalões trataram o fato apenas com a irrelevância da primeira versão, que creditava a Al-Quaeda o investimento. E o repórter foi esquecido, ou tratado como um Protógenes do momento.

Quem sabe quando ruir este cassino, junto toda uma civilização, algum sinal de fumaça resultante possa contar a verdade sobre os fatos?

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

colega
Abunda Canalha tem uma linguagem que é da minha laia. Gostei muito e me identifiquei de cara. Descobri hoje, por acaso e como estamos no mesmo barco, hablando de coisas similares, viaje no meu (www.mafuadohpa.blogspot.com), um professor de história de Bauru SP, intrometido e inconformado como todos os que estão preocupados com os destinos desse mundo.

henrique perazzi de aquino - bauru sp

Jurandir Paulo disse...

Caro Henrique,
A identificação também foi minha. Seu blog é aparentado ao nosso. Já está devidamente linkado às nossas leituras. Um forte abraço a você e ao povo da Bauru.