quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

E Chaplin falou



"Chaplin morreu no dia de Natal. É um desafio simbólico à
civilização contemporânea, que se encontra profundamente ameaçada
pelo Apocalipse. A morte de Chaplin corresponde hoje à morte do
humanismo do século XX, no definitivo fracasso da civilização
ocidental. O fato de isso ter ocorrido no dia de Natal deve servir
de alerta para todos aqueles que controlam o poder atômico e para
todas as forças progressistas que lutam pela justiça social e pela
liberdade. Ele é a maior imagem estética do século XX. No século XXI
ficará apenas uma imagem do cinema: a imagem de Carlitos."


Glauber Rocha

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

E no final do banquete...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Tomar posição - o que fazer com o São Francisco?

Eu me divido na questão da transposição do rio São Francisco. Li a respeito em variados lugares, ouvi opinião de especialistas e apaixonados de ambos os lados. Gostaria de ser convencida que é uma obra que trará mais que bons rendimentos à(s) feliz(es) empreiteira(s) que irá(ão) fazê-la.
Odeio a pressão greve de fome, acho injusta e inegociável. Há anos atrás, outro religioso (ou o mesmo? Não sei. Taí, ando com muitas dúvidas) teve a mesma atitude, que no meu ver, é quase terrorista, coloca o outro lado em uma sinuca de bico das piores. Eu não gostaria de ser responsável - ou ser responsabilizada por, para ser mais precisa - pela morte de um padre, bispo, wathever.
Vi radicais dos dois lados. Vi gente bacana dos dois lados. Tem uma galera que detesto do lado contrário, que quase por um impulso atávico, me fez favorável.
Mas sinceramente? Vale aquilo tudo? Vai realmente mudar a vida de comunidades? Vai democratizar? Ou vai tirar de quem precisa? Vai valorizar terras de coronéis?
Alguém pode me ajudar?

Época = Veja?

que capa é aquela, meus amigos? Grande derrota do Lula e da gastança? FH é vencedor? mas acuma?

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O plenário do Senado que não aprova a cpmf

é o mesmo que não cassa o Renan.

Sou uma cidadã assassariada, que paga seus impostos mesmo sem querer. Preferiria, como qq um, não ter de fazê-lo. E eu não tenho isenção de impostos como uns industriais por aí usufruem...

A cpmf, como sou duranga, num pesa muito não. Para os ricos, imposto tirado diretinho na conta corrente (a que eles têm no Brasil, claro), deve ser uma facada da boa. Mas...

domingo, 9 de dezembro de 2007

A verdadeira cara da oposição estudantil na Venezuela


Este ótimo documentário da Telesur, de 25 minutos, mostra quem são os estudantes que fazem oposição a Chávez, suas conexões internacionais com o imperialismo e a aproximação com os setores mais reacionários da igreja católica.

Altas críticas

Vaiei minuto de silêncio, na Convergência Socialista. Aplaudi a queda do stalinismo lá no leste europeu - Morreu! Morreu! Fiz rimas pobres como esta. Minei maiorias. Marquei posições. Saí da sala para quebrar o quorum mínimo.

E mudei. Li. Li mais, cresci, tentei ouvir. E ouvi. E como não sou estúpida, nem criança, sei mudar de opinião. E se me dão licença, posso criticar, a partir do lugar de onde já estive.
Não dá. Tipo, (me permitam o vício de linguagem), não dá para nossos troscos apoiar o Não na Venezuela da maneira que apoiaram. Até porque algo que nos define são nossos aliados.

Eu ouvia, há décadas atrás, que Trotsky não seria trotskista. Taí. Hoje, fecho com essa posição.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O que é isso, companheiros?

E segue enorme polêmica entre a esquerda sobre a posição do PSTU na plebiscito venezuelano, contra Chávez, ao lado dos EUA. Uma cobrança está sendo feita: o partido teve posição distinta, e contraditória, com outro militar que tomou o poder na AL, com discurso socialista, mas que demonstrou ser uma enorme farsa. Foi ele Lucio Gutiérrez (foto), militar equatoriano que entrou no cenário daquele país participando de um golpe contra o então presidente, Jamil Mahuad, no ano 2000. Não conseguiu sucesso de imediato, foi preso, mas seu nome ficou ligado a um discurso de esquerda, o que o levou ao poder logo depois, em eleições democráticas.

Bastou as intenções, suas alianças com os partidos de esquerda no Equador, para se transformar em um ícone do PSTU. Esteve no Brasil, onde foi saudado por quadros do partido, deu entrevistas e foi chamado de companheiro de luta. No poder, logo à frente, ficou constatado sua face neoliberal. Tudo era só conversa e seu péssimo governo o levou a ser deposto em 2005.

Para entender, uma matéria na Caros Amigos e uma reportagem de dirigente do PSTU na época.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A Venezuela não tem liberdade de imprensa?



Veja os títulos, e até a propaganda, da edição do último domingo do El Nacional, principal diário de Caracas, e tire suas próprias conclusões. Vídeo de Luiz Carlos Azenha.

Es una vergüenza!

Das primeiras conclusões a se tirar da derrota de Chávez, a mais evidente é a de que nossa mídia perdeu um dos seus mais insistentes argumentos, o de que Chávez é um ditador. Vão ter que inventar outra. Até hoje não existiu na história ditador perdendo eleição, seria esta a primeira vez.

Perdeu, reconheceu a derrota e segue seu rumo. A Venezuela em parte lembra o Chile de Allende. Projetos de reforma, de interesse dos mais desfavorecidos, levavam ao enfrentamento de classes. Na Venezuela já há sinais de atuação das elites na desestabilização da economia, tal como no Chile, com suas tentativas de desabastecimento, levando a propaganda a culpar o governo.

Neste acirramento de lá, uma baixa aqui no Brasil. O PSTU, partido trotskista, ligado a LIT – Liga Internacional dos Trabalhadores, defendeu o voto pelo não, contra Chávez e ao lado de Bush. Bastou para uma avalanche de revoltas dentro da esquerda, já atingindo seus próprios quadros. O sociólogo marxista americano, James Petras, simpatizante das idéias de Trótski, citado muitas vezes com admiração por este partido, quicou nos tamancos. Em entrevista ao site Rebelion, chama os trotskistas brasileiros de oportunistas e contra-revolucionários:

¿El PSTU de Brasil estaba con el NO?

- Sí, me mandaron los documentos a favor del NO pero activos con los estudiantes financiados por el imperialismo, ya tenemos documentos de la agencia de ayuda internacional donde reconocen dar 213 mil dólares de los estudiantes entrenados en los Estados Unidos que vuelven y siembran la lucha en las calles, etcétera, con esta gente trabajaban los trotskistas, los sectores trotskistas afiliados con el PSTU.

Yo por lo menos les decía a ellos que nunca mas voy a tener algo que ver con un grupo tan oportunista y, al final de cuenta,s contrarrevolucionario, a pesar de la retórica. Ahora estos factores tenían dos efectos, uno de movilizar sus seguidores y garantizar que van a participar y segundo sembrar confusión y descontento en los sectores populares neutralizando el apoyo de Chávez, yo no creo que ganaran muchos de las clases populares, ganaran un pequeño sector pero más que nada sembraran la confusión y neutralizaran la participación.


Como existe a piada de que reunião de três trotskistas acaba sempre em duas dissidências, devemos esperar muitas novas siglas para breve.

Ps: vale dar uma olhada no site do jornalista Luiz Carlos Azenha. Ele esteve em Caracas e mostra imagens que dizem muito, como um vídeo onde simpatizante do NÂO comemora a vitória com bandeira dos EUA.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Na Venezuela é SIM!