segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quem cometeu mais crimes, Amaury Ribeiro Jr ou José Serra?

A farsa sobre a quebra de sigilo da declaração de renda de notáveis tucanos chegou ao seu ápice. Amaury Ribeiro Jr foi indiciado hoje pela PF por suposta prática de corrupção ativa, violação de sigilo e uso de documentação falsa. A mídia e a campanha de José Serra continuarão sustentando que Amaury está ligado à campanha da candidata Dilma Rousseff, mas a PF já sabe que em 2009 Amaury trabalhava para o jornal Estado de Minas, que apoiava a campanha de Aécio Neves. Depois de seis horas de depoimento, Amaury entregou para a imprensa, por seu advogado, o material de suas reportagens, um longo e minucioso trabalho de apuração jornalística, com detalhes sobre fatos assustadores, em grande parte já do conhecimento da mídia, sobre o processo de privatização no Brasil. Antes mesmos de ler o material fornecido, a mídia poderá pesquisar em seus próprios arquivos para fazer as perguntas que muitos brasileiros já fazem:

Como foram feitas as operações financeiras do ex-tesoureiro de José Serra e FHC, Ricardo Sérgio de Oliveira, em paraísos fiscais? Quem foi beneficiado? Quem forneceu os recursos?

Como explicar que Gregório Marin Preciado, primo de José Serra, seu sócio em vários empreendimentos, sem recursos aparentes, depositou US$ 3,2 milhões em empresa de Ricardo Sérgio de Oliveira?

Como explicar não ter havido punição na justiça para Gregório Marin Preciado e José Serra na venda do terreno situado na Rua Coronel Francisco de Oliveira Simões, no bairro do Morumbi em São Paulo, realizada em 1 de setembro de 1995, quando existia pedido de arresto e penhora ajuizado pelo Banco do Brasil em julho de 1995?

Como explicar os motivos para o Sr. José Serra e sua esposa venderem um imóvel na Rua Atimbá 160, na Lapa, em São Paulo, ao Sr. Magid Bechara por R$ 1? Quais favores este senhor, um notório doleiro paulista, prestou ao atual candidato a presidência para merecer esta doação?

Quais são as operações que a Sra. Verônica Serra e seu marido, Alexandre Bourgeois, fazem com tantas empresas, muitas delas com sedes em paraísos fiscais? São tantas, que sobra até uma para ser proprietária da casa onde reside o candidato José Serra.

Afinal, pelo que a própria mídia noticiou até hoje, há razões em quantidade para, nós brasileiros, supormos que as privatizações brasileiras renderam um bom dinheiro em propinas variadas, que foram administradas pelo sr. Ricardo Sérgio de Oliveira em paraísos fiscais. Quanto foi este montante? Como foram executadas as operações? Quais são os envolvidos? Por qual motivo o sr. Ricardo Sérgio de Oliveira não foi ouvido em CPI, mesmo tendo sido convocado?

Portanto, já temos muitas informações. Até um determinado período a mídia fez este trabalho de informar. Que tal voltar a fazer agora com as novas informações que estão na reportagem de Amaury Ribeiro Jr?

PS; só mais uma coisa, senhores jornalistas, certamente investigativos: parece que dinheiro em paraíso fiscal não é declarado em imposto de renda. Daí, essa quebra de sigilo não é de grande importância para o trabalho do Amaury.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece que no Brasil, nossa justiça é muito precária qdo os grandões são desmascarados; Amaury deverá seguir em frente com suas descobertas, um dia quem sabe a casa do tucanato cai!

Fernanda disse...

Não existe justiça no Brasil...isso é fato!